O que são xilema e floema?
O xilema está relacionado com a condução de água e nutrientes inorgânicos da planta, além de armazenar algumas substâncias e atuar com o esclerênquima e o colênquima na sustentação do corpo do vegetal. Já o floema é um tecido relacionado com o transporte de substâncias orgânicas.
Qual é a diferença entre xilema e floema
Xilema e Floema são tecidos vegetais responsáveis pela condução da seiva através do caule. A principal diferença entre esses vasos condutores é que o xilema transporta a água (seiva bruta) e o floema conduz substâncias orgânicas (seiva elaborada).
O que é xilema e floema e para que serve
O xilema e floema são tecidos condutores, constituintes do sistema vascular da planta, responsáveis pelo transporte e distribuição de substâncias ao longo do vegetal.
O que é xilema e sua função
O xilema é um tecido importante para o vegetal e, assim como o floema, é considerado um tecido de condução. A principal função do xilema é garantir que a água e os sais minerais sejam levados da raiz para outras partes do vegetal, de maneira eficiente.
Qual é a função do floema
→ Função do floema
Além do transporte da seiva elaborada (substância orgânica produto da fotossíntese) das folhas para toda a planta, o floema também transporta diversas outras substâncias, como aminoácidos, hormônios, lipídios e proteínas.
Quem transporta a seiva
A seiva bruta é transportada via xilema, e a seiva elaborada é transportada pelo floema. A seiva bruta segue sempre da direção da raiz, onde água e sais são absorvidos, para as outras partes da planta.
Onde se encontra o xilema
O xilema é um tecido vascular que distribui água e solutos pelo corpo de um vegetal. Ele é encontrado de forma contínua na planta, atravessando todos os órgãos e formando uma verdadeira rede de circulação de substâncias.
Como é formado o floema
Como já salientado, o floema é um tecido complexo, sendo constituído por elementos crivados, células parenquimáticas, fibras e esclereides. Os elementos crivados são as células especializadas na condução de substâncias e podem ser de dois tipos: células crivadas e elementos do tubo crivado.
Quais grupos de plantas possuem xilema e floema
As plantas vasculares (pteridófitas, gimnospermas e angiospermas) apresentam um sistema condutor composto por dois tipos de tecidos: o xilema e o floema. Ambos percorrem todo o corpo da planta, formando um sistema contínuo de tecidos vasculares.
Como são conhecidas as três partes principais de uma folha
Limbo - é a parte mais conhecida da folha, que é considerada a folha propriamente dita. Pecíolo - é a parte estreita que fica localizada entre o limbo e o caule. Estípula - é uma pequena parte que protege o pecíolo. Bainha - é a parte inferior da folha.
Como é conhecido o floema
O floema é conhecido também como líber, constituindo uma camada entre a casca e a madeira, sendo responsável pelo transporte de assimilados da fotossíntese.
Como a água chega no xilema
Pelo xilema, a água sobe devido a atração (adesão) entre as moléculas de água e as paredes do xilema, devido a ligação entre as moléculas de água (coesão) e devido a uma pressão que puxa a água para cima gerando uma curvatura da coluna de água nos capilares (a tensão superficial da água).
Porque o xilema sobe
Caracteriza-se pelo desenvolvimento de uma pressão positiva no xilema, na região das raízes, que serve para impulsionar a solução xilemática para cima. O desenvolvimento dessa pressão positiva se dá devido à deposição ativa de solutos absorvidos pela raiz nos vasos do xilema.