O que é microbiologia?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 20 votos

Microbiologia é o estudo científico de microrganismos, aqueles sendo unicelulares, multicelulares ou acelulares. A microbiologia abrange várias sub-disciplinas, incluindo virologia, bacteriologia, protistologia, micologia, imunologia e parasitologia.

O que é MICROBIOLOGIA? A MICROBIOLOGIA é a ciência que estuda os micro-organismos, ou seja, organismos que só podem ser visualizados com a ajuda de equipamentos, como o microscópio.

Microbiologia é o ramo da ciência que estuda os microrganismos, ou seja, os seres vivos minúsculos que só podem ser vistos pelos humanos por meio do microscópio.

A microbiologia é um ramo da ciência, incluída na Biologia, que estuda os micro-organismos como as bactérias, os vírus e os fungos. Vírus, bactérias e fungos são estudados na microbiologia. A microbiologia é o braço da ciência que estuda os micro-organismos, sendo unicelulares, pluricelulares e até acelulares.

Os principais grupos de microrganismos são os protozoários, fungos, algas e bactérias. Os vírus, apesar de não serem considerados organismos vivos e sem partículas, têm algumas características de células vivas.

O principal objetivo da Microbiologia é estudar todos os aspectos que envolvem o mundo microbiano, constituído pelas bactérias, fungos (filamentosos, “bolores”, “mofos” e leveduras), protozoários, vírus e algas microscópicas.

Os microrganismos são seres vivos muito pequenos, tão pequenos que não podem ser vistos a olho nu. Há três tipos de microrganismos: os “bons”, os “maus” e os perigosos.

Divisões da microbiologia
Existem muitos campos de aplicação da microbiologia, como: microbiologia ambiental, microbiologia do solo, microbiologia de alimentos, microbiologia industrial e microbiologia médica ou clínica. Estas são algumas das subdivisões da microbiologia na sua forma aplicada de ação.

Microrganismos, como o próprio nome diz, são seres vivos bastante pequenos, que só podem ser vistos individualmente com o auxílio de equipamentos específicos, como o microscópio.

As bactérias são organismos microscópicos, procariontes e, geralmente, unicelulares, isto é, compostos por uma única célula, com exceção da recém descoberta bactéria Candidatus Magnetoglobus multicellularis, que possui várias células.

A vertente mais conhecida da microbiologia é a do estudo de doenças infecciosas. A pesquisa das causas, do comportamento e das formas de controle e prevenção destas patologias permitiu muitos avanços no campo da saúde e no bem-estar humano, como o desenvolvimento de medicamentos e vacinas.

As bactérias têm a capacidade de crescer e se reproduzir por conta própria. E dessas células resultantes podem surgir mais divisões. Os vírus não têm a capacidade de se dividir por conta própria, eles se replicam sem parar e atacam outras células para transmitir suas informações genéticas.

Os microrganismos podem ser encontrados em qualquer lugar, na água, no solo, na pele e no trato digestivo de animais. A flora intestinal saudável, por exemplo, é formada por bilhões de microrganismos. Em locais que foram esterilizados não existem esses seres, já que esse processo destrói as formas de vida microbiana.

Qual a diferença entre vírus, bactérias e fungos? Os vírus são, atualmente, os únicos seres acelulares da Terra. Ou seja, não chegam a formar uma célula, carregando apenas filamentos de DNA e/ou RNA. As bactérias são seres unicelulares, não contando com um núcleo, sendo um pouco maiores que os vírus.