Pode comer ovo durante a menstruação?

Perguntado por: emoraes . Última atualização: 7 de julho de 2023
3.9 / 5 15 votos

Sim, pode comer ovo menstruada!

O consumo de ovos ainda pode ser benéfico para a mulher que se encontra menstruada porque o alimento serve como fonte de vitamina E e da vitamina B6, dois nutrientes que já foram apontados como vantajosos para melhora da dor nos seios e das cólicas menstruais fortes.

A verdade é que existem algumas coisas, sim, que não se pode fazer menstruada, mas elas não são as que você imagina...

  1. Demorar para trocar o absorvente. ...
  2. Ir dormir com medo de a menstruação vazar. ...
  3. Confundir menstruação com sujeira. ...
  4. Deixar de fazer alguma coisa por estar menstruada.

Miomas, pólipos, doença inflamatória pélvica e outras condições na região reprodutora também podem ser a causa de um fluxo menstrual mais intenso. Às vezes esses problemas não apresentam sintomas aparentes, por isso é muito importante manter os exames preventivos em dia.

Não pode lavar o cabelo
Antigamente, lavar a cabeça era sinônimo de ficar com o cabelo molhado por muito tempo e resfriar o corpo. O frio estreita os vasos sanguíneos e intensifica as contrações uterinas, resultando no aumento da cólica. Entretanto, se o banho for morno e, não há problema algum em lavar a cabeça.

Pode cortar o cabelo menstruada? Sim. A menstruação não vai afetar em nada o seu corte de cabelo, nem estragar seus fios. Estando menstruada ou não, o corte ficar bom ou ruim vai depender única e exclusivamente da experiência do cabeleireiro escolhido.

O melhor a fazer é sempre ir em busca de um profissional capacitado para orientá-la da melhor forma. Para evitar o inchaço nesse período, o consumo de frutas ricas em magnésio, potássio e vitamina B6 pode ajudar. Essas substâncias são encontradas no melão, morango, pêra, kiwi, melancia, uva, limão, abacaxi e tomate.

Um elevado consumo de sal favorece a retenção de líquidos, o que por sua vez pode provocar inchaço. Para evitar este problema durante a menstruação, evite alimentos muito processados e ricos em sódio, como as refeições pré-cozinhadas e fast-food.

Frituras, carnes gordas e outros alimentos gordurosos aumentam a inflamação no organismo, e dessa forma pode agravar as cólicas, acne, dor de cabeça e alterações no humor. Por essa razão, no período pré-menstrual, substitua as fontes de gorduras ruins pelas boas.

Hábitos que pioram cólica menstrual: alimentação inadequada
Se você tem uma alimentação rica em gordura, açúcar e sal, essa pode ser a causa das fortes cólicas menstruais. É o que diz um estudo publicado no Journal of Adolescent Health.

Comer muito fast food, carnes curadas e guloseimas açucaradas podem piorar sua menstruação. Um estudo de 2018 envolvendo 70 estudantes universitárias testou essa teoria. Pesquisadores turcos descobriram que aquelas que comiam muitos salgadinhos e doces tinham mais dores menstruais do que aquelas que não comiam.

DICAS PARA NÃO SOFRER (TANTO)
Você já deve ter escutado que a melhor coisa para fazer no período é pegar leve na ginástica, mas não deixar de malhar. Os treinos moderados fazem parte deste processo e ajudam a liberar endorfinas e serotonina, que trazem a sensação de bem-estar.

Como mencionado anteriormente, a água não tem essa capacidade de fazer o sangramento desaparecer, ou seja, você continua menstruando.

Você já deve ter estudado flutuabilidade no ensino médico, certo? A flutuabilidade é a força que o líquido desempenha para vencer o peso de um objeto, no caso, o seu corpo. Devido a resistência da água, ela consegue neutralizar o fluxo sanguíneo menstrual, bloqueando a saída.

Embora possa parecer assustador perceber coágulos na menstruação, na maioria das vezes eles são perfeitamente normais. Apesar disso, há sim condições mais raras nas quais a presença de coágulos de sangue pode indicar algo mais grave.