Tinha galinha no Brasil?

Perguntado por: dmartins2 . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.5 / 5 6 votos

“No Brasil, as galinhas chegaram nas primeiras décadas do século XVI. Acredita-se que as primeiras tenham vindo com Gonçalo Coelho, em sua expedição exploradora em 1503, originárias provavelmente da galinha comum europeia.

Os primeiros frangos chegaram ao Brasil trazidos pelas caravelas de Pedro Álvares Cabral, em 1500. As aves, que são originárias da Ásia, eram mestiças, produto dos cruzamentos ao longo de séculos. A avicultura nacional se desenvolveu primeiro nas cidades litorâneas e de forma artesanal.

Uma das primeiras espécies européias a se difundir pelo Brasil, a galinha aparentemente já era comum nos povoados costeiros portugueses e nas aldeias Tupinambá por volta de 1550 (Metcalf 2005, pp.

Evidências arqueológicas indicam que a ave foi domesticada há cerca de 10.000 anos, mas análises de DNA sugerem que a galinha domesticada tenha se separado da espécie selvagem muito antes disso, cerca de 58 mil anos atrás.

Para alguns cientistas que partem da ideia de que as galinhas descendem dos dinossauros, o ovo teria vindo primeiro — ele teria surgido há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as galinhas só apareceram bem depois, há 50 milhões de anos.

Chamada Red Jungle Fowl (ave vermelha da selva, na tradução livre), ou Gallus Gallus (no nome científico), é originária do sudeste asiático, de ambientes de selva. Esse é um traço importante: por serem nativas desse habitat, as galinhas gostam de áreas sombreadas e de empoleirar em árvores.

As galinhas, assim como todas as aves são descendentes dos répteis. Ou seja, répteis muito antigos e que nem existem mais, foram se reproduzindo e geraram diferentes filhotes que se reproduziram e geraram filhotes mais diferentes ainda.

Inicialmente, o nome dado pelos indígenas que aqui habitavam era Pindorama; depois do descobrimento foi chamado de Ilha de Vera Cruz (1500), Terra Nova (1501), Terra dos Papagaios (1501), Terra de Vera Cruz (1503), Terra de Santa Cruz (1503), Terra Santa Cruz do Brasil (1505), Terra do Brasil (1505), e, finalmente, ...

Hoje já se conhece mais sobre as origens do povoamento da América: supõe-se que os povos ameríndios foram provenientes da Ásia, entre 14 mil e 12 mil anos atrás. Teriam chegado por via terrestre através de um "subcontinente" chamado Beríngia.

Assim: a galinha veio primeiro!
Os ovos foram postos pelos distantes ancestrais dinossauros da galinha milhões de anos antes da chegada das primeiras galinhas. Mas, os cientistas descobriram agora que os ancestrais da galinha podem não ter posto ovos, como se pensava anteriormente.

A espécie que deu origem à galinha que conhecemos hoje tem entre 4 e 5 mil anos e surgiu no sudeste da Ásia ou na Índia, mas os ovos foram chegar na cozinha apenas com os gregos e romanos. Outros lugares ainda evitam comê-los pois eram usados como objetos de adivinhação ou por nojinho mesmo.

Cientistas da Universidade de Bristol descobriram que as espécies que põem ovos evoluíram daquelas que deram à luz mais como os humanos. Os ovos foram postos pelos distantes ancestrais dinossauros da galinha milhões de anos antes da chegada das primeiras galinhas.

O Gallus gallus original, selvagem, era uma ave com muito menos carne e muito mais vontade de bicar humanos. Seu nome leigo é galo-banquiva, e sua história com os humanos começou no sul da Ásia, provavelmente há uns 10 mil anos.

Gallus gallus domesticus
As galinhas são uma importante fonte de alimento há séculos. As primeiras referências a galinhas domesticadas surgem em cerâmicas coríntias datadas do século VII a.C. A introdução desta ave como animal doméstico surgiu provavelmente na Ásia, de onde é nativo o galo-banquiva (Gallus gallus).

A origem da vida no Planeta Terra ocorreu primeiramente na água, em um primeiro momento surgiram seres primitivos, tais como as bactérias, algas e microrganismos, isso há cerca de 3,5 bilhões de anos.