Quem foi a primeira pessoa a comer frango?

Perguntado por: agois . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Os frangos e galinhas foram se chegando, primeiramente como coletores dos restos de comida deixados pelos homens. Por volata de 6 mil anos a.C. os habitantes da região entre Tailândia e Vietnã perceberam a possibilidade de usar os ovos dessas aves como fonte alimentar.

A galinha doméstica surgiu a partir de uma seleção artificial inconsciente de humanos pré-históricos, que buscavam animais mais dóceis e com mais carne, por volta de 7500 a.C., ao sul da China, Tailândia e Mianmar.

As primeiras referências a galinhas domesticadas surgem em cerâmicas coríntias datadas do século VII a.C. A introdução desta ave como animal doméstico surgiu provavelmente na Ásia, de onde é nativo o galo-banquiva (Gallus gallus).

Estudos sugerem que os frangos que conhecemos datam de 920 a.C. E que eles já possuíam características de maior produção de ovos e baixa agressividade. Esses atributos se encaixavam perfeitamente a vida medieval, na qual se poderia criar esses pequenos animais em quintais.

Os primeiros frangos chegaram ao Brasil trazidos pelas caravelas de Pedro Álvares Cabral, em 1500. As aves, que são originárias da Ásia, eram mestiças, produto dos cruzamentos ao longo de séculos. A avicultura nacional se desenvolveu primeiro nas cidades litorâneas e de forma artesanal.

Dessa forma, podemos dizer que a primeira galinha do mundo veio de um ovo. Ela se desenvolveu, ali dentro, com as suas características únicas e, ao longo da vida, deu origem a outros seres parecidos com ela.

“No Brasil, as galinhas chegaram nas primeiras décadas do século XVI. Acredita-se que as primeiras tenham vindo com Gonçalo Coelho, em sua expedição exploradora em 1503, originárias provavelmente da galinha comum europeia.

A nova descoberta contraria a teoria de que o ovo veio primeiro. Para alguns cientistas que partem da ideia de que as galinhas descendem dos dinossauros, o ovo teria vindo primeiro — ele teria surgido há cerca de 340 milhões de anos, enquanto as galinhas só apareceram bem depois, há 50 milhões de anos.

Deriva-se do verbo FRANGER (= quebrar, despedaçar), que vem do verbo latino frangere. E ainda tem mais: o dicionário Aurélio diz que o substantivo FRANGO (= pinto adulto) é uma derivação regressiva de FRANGÃO, que por sua vez tem origem controversa.

Quando o frango chegou ao Brasil pela primeira vez? Já estava no Brasil antes da colonização portuguesa, sem dados precisos do ano em que passou a ser consumido. Chegou juntamente às caravelas portuguesas. O brasileiro passou a consumir frango após ter contato com países colonizados pela Espanha.

É comum escutar de alguns familiares ou amigos que carne de frango tem hormônio. Talvez, a produção dos atuais frangos turbinados chame a atenção e atice a curiosidade. Entretanto, isso não passa de um mito. Veja agora algumas informações para não passar vergonha e aprender de vez que frango não usa hormônio.

Ele é rico nas vitaminas A e dos complexos B, C, D, E e K, além de contribuir para fortalecer o organismo e gerar mais energia, assim como aumentar a imunidade e controlar os níveis de colesterol.

Verdade: Além de menos calórica, a carne de frango é rica em vitaminas e minerais, incluindo a vitamina B3, que comprovadamente aumenta o HDL, o chamado colesterol bom. Além disso, suas proteínas ajudam na formação do material genético, DNA e RNA e até nos músculos.

frango

O frango está se consolidando como a carne mais consumida no mundo. Durante anos, a posição foi confortavelmente ocupada pela proteína de porco, que é a predileta no continente mais populoso do planeta, a Ásia.

Há diversas teorias sobre o início do consumo de carne por hominídeos. A chamada "teoria da savana", por exemplo, afirma que os primeiros australopitecos comiam tanta carne quanto os atuais chimpanzés.

Qual a diferença entre frango e galinha? Frangoé o nome que se dá a um galo jovem. Franga, portanto, é a galinha na mesma fase. Na fase adulta, o frango vira um galo.