Qual é o animal mais antigo do mundo?

Perguntado por: obarros . Última atualização: 10 de julho de 2023
4.6 / 5 11 votos

De acordo com a EOL, o Triops é um fóssil vivo. Ele conviveu com os primeiros mamíferos do período Triássico, há 220 milhões de anos, tornando-se a espécie animal viva mais antiga conhecida pelo ser humano.

tubarão

A rara espécie de tubarão pode viver até 500 anos, sendo considerado o vertebrado de vida mais longa. A fêmea encontrada na Cornualha media 3,96 metros de comprimento. A idade dela foi revelada em um exame pós-morte.

Um novo estudo publicado na revista Nature determinou que carambolas-do-mar, também conhecidos como águas-vivas-de-pente ou ctenóforos, foram a primeira linhagem de seres a se ramificar na árvore da vida animal. Eles teriam vivido entre 600 milhões e 700 milhões de anos.

As águas-vivas são invertebrados que existem na Terra há pelo menos 500 milhões de anos. Hoje, há mais de 4 mil espécies desse animal pré-histórico.

Este título cabe a um molusco bivalve da espécie Arctica Islandica, que entrou para o livro Guiness dos Recordes quando pesquisadores descobriram, em 2013 que ele tinha 507 anos.

Uma espécie de cnidário conhecida como Turritopsis dohrnii consegue driblar a última e mais preocupante etapa do ciclo e, por isso, é considerada imortal.

Então, vamos lá: quem recebe esse título dos estudiosos é a tartaruga Rafetus swinhoei, ou tartaruga-de-casco-mole, como é mais conhecida. Se você se interessa pelo mundo animal, vai adorar saber mais um pouco sobre essa espécie de réptil da família Tryonichidae.

Ibex-dos-Pirineus

Ibex-dos-Pirineus (Capra pyrenaica pyrenaica)
Na década de 80, algumas espécies viviam em cativeiro, contribuindo para a realização de programas de reprodução. No entanto, foi em 1997 que a última espécie viva morreu.

Nesse sentido, não há dúvidas de que a dickinsonia foi o primeiro animal.

Brasilodon

Por meio de um estudo inovador, eles conseguiram provar a existência do fóssil de mamífero mais antigo do mundo, que habitava a região do Rio Grande do Sul há pelo menos 225 milhões de anos, o Brasilodon. Até então, os paleontólogos classificam os mamíferos a partir dos ossos encontrados no ouvido.

Eles estimam que haja 8,7 milhões de espécies no planeta, variando 1,3 milhão para mais ou para menos. O novo artigo, publicado na revista PLoS Biology, está provocando fortes reações de outros especialistas.