Qual é a função do oxigênio nas células?

Perguntado por: imarques . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 7 votos

A respiração celular é um processo aeróbio que necessita, portanto, do oxigênio para que ocorra. Nesse processo, o oxigênio atua como aceptor final de elétrons no final da cadeia de transporte de elétrons.

O oxigênio nas células
Através da cadeia transportadora de elétrons, as mitocôndrias das células ficam responsáveis pela respiração celular e liberar energia na forma de ATP.

O oxigênio é essencial para a sobrevivência humana. Sem ele, as células do nosso corpo não funcionam, e nós morremos. "Poucos instantes depois da falta de oxigênio, de o oxigênio não chegar nas células, a gente perde a função delas.

glicose

Afinal, a glicose é a principal fonte de energia usada pelos seres vivos, por ser altamente energética e liberar apenas água e gás carbônico em sua quebra.

Os responsáveis pela produção de oxigênio são as algas - seres aquáticos que podem ser microscópicos ou macroscópicos – e que, juntos, formam o chamado fitoplâncton. Acredita-se que o fitoplâncton produza cerca de 98% do oxigênio atmosférico.

O oxigénio, inspirado ao nível dos pulmões, difunde-se para o interior dos capilares pulmonares, para o sangue, onde irá ser transportado até às células, sob duas formas: dissolvido no plasma ou ligado à hemoglobina, no interior dos glóbulos vermelhos.

A falta de oxigenação no sangue, ou hipoxemia, é a condição em que se tem uma baixa concentração de oxigênio no sangue. Esse é um fenômeno grave, que pode ocorrer tanto em emergências médicas quanto em situações pulmonares crônicas e/ou avançadas.

Saturação de oxigênio no sangue significa a quantidade de oxigênio que existe no sangue e ela é calculada tendo como base 100ml de sangue. Dessa forma, ter uma saturação baixa de oxigênio quer dizer que os níveis de oxigênio no sangue estão abaixo do normal.

ATP é a sigla utilizada para denominar a adenosina trifosfato, uma molécula indispensável que garante a liberação de energia para as células dos seres vivos. ATP é uma sigla utilizada para denominar a adenosina trifosfato.

A terceira fonte abrange os níveis profundos e espirituais da própria consciência, que, com o exercício da aspiração, o homem vai pouco a pouco penetrando. Começa então absorver, a princípio inconscientemente, energias de qualidade ainda superior às acima descritas.

COMO AS CÉLULAS SE ALIMENTAM E CONSEGUEM ENERGIA PARA VIVER? Toda e qualquer atividade que ocorre na célula gasta energia, ou seja, precisa de energia para ser realizada. Essa energia vem do processo de respiração celular, que é iniciado com a quebra da glicose (ou glicólise) no citoplasma da célula.

O sistema respiratório é responsável por garantir a captura do oxigênio do meio ambiente e a liberação do gás carbônico para o meio externo. O sistema respiratório garante a captação de oxigênio para o organismo.

É nos alvéolos pulmonares que ocorrerá a troca de gases entre a atmosfera e o nosso sangue, que levará o oxigênio às diferentes células do corpo e delas vai retirar o gás carbônico.

O oxigénio encontra-se no estado livre como componente do ar, do qual constitui cerca de 20% em volume. É o responsável por todos os processos de combustão e, por isso, é imprescindível para a vida. Uma quinta parte dos gases da atmosfera que rodeia a Terra é constituída por oxigénio.

A hemoglobina é uma proteína presente nas hemácias do sangue capaz de se ligar a moléculas de oxigênio e assim transportá-las pelo corpo.