Qual foi o último dinossauro que viveu na Terra?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.1 / 5 5 votos

Iani Smithi viveu no que hoje é Utah durante o período do meio do Cretáceo, aproximadamente 99 milhões de anos atrás. A característica mais marcante do dinossauro é a mandíbula poderosa, com dentes projetados para mastigar material vegetal resistente.

Mokele-mbembe – Wikipédia, a enciclopédia livre.

Há, aproximadamente, 65 milhões de anos os dinossauros desapareceram da Terra, essa extinção sempre foi um dos mais intrigantes enigmas do planeta.

A paleontóloga reforça que, hoje, não existe nenhum outro dinossauro na Terra a não ser as aves, pois graças às penas e asas, eles conseguiram voar e sobreviver às consequências do meteoro que levou à extinção dos dinossauros não-avianos.

Os dinossauros foram extintos dezenas de milhões de anos antes do surgimento da nossa espécie. E recriá-los, ao menos com o conhecimento e a tecnologia que temos hoje, é impossível. O maior motivo é que o DNA é uma molécula que não envelhece bem.

Alossauro

Acredita-se que o Alossauro foi o carnívoro mais perigoso dos dinossauros. Ele é considerado o maior predador do período Jurássico, medindo até 5 metros de altura e 12 de comprimento.

Uberabatitan, o colosso. Eis o maior dinossauro já encontrado em território brasileiro. "O Uberabatitan ribeiroi era enorme, chegava a 26 metros de comprimento", estima Anelli.

Sem dúvida, a teoria mais conhecida para explicar a extinção dos dinossauros foi a queda de um meteorito em nosso planeta há cerca de 66 milhões de anos.

Um gigantesco impacto de asteroide atingiu a Terra e acabou com os dinossauros, os gigantes que habitavam o nosso planeta muito antes de nós. Nomeado como Chicxulub, o impacto do asteroide acabou com 75% da vida existente em nosso planeta, mas qual era o tamanho dele?

Apesar de o asteroide ter dado o golpe final na era dos dinossauros, estudos indicam que ele não foi o único motivo da extinção em massa. Um artigo publicado no periódico Geology, em 2018, mostra que uma intensa atividade vulcânica, combinada com o asteroide, causou uma extinção em dois tempos.

Denominado Chicxulub, o asteroide que colocou fim a mais de 165 milhões de anos da presença dos dinossauros na Terra, alterando a evolução da vida no planeta, caiu na região da Península de Yucatán, na América Central, formando uma das maiores estruturas de impacto conhecidas no mundo, hoje soterrada: a Cratera de ...

cratera Chicxulub

As pistas sobre o objeto que encerrou o reinado dos dinossauros foram encontradas na cratera Chicxulub, que tem este nome porque fica próxima da comunidade de Chicxulub. Ela é como uma grande cicatriz na Península de Yucatán, no México, com mais de 140 km de diâmetro, que foi deixada pela colisão do objeto.