Qual a diferença entre ovo de galinha e ovo de codorna?

Perguntado por: eribeiro . Última atualização: 7 de julho de 2023
4.7 / 5 18 votos

A diferença consiste na concentração, pois o ovo de codorna é considerado mais “concentrado”. Potássio e a vitamina B1, por exemplo, estão mais concentrados no ovo de codorna do que no de galinha. Ainda, a proporção de gema é maior, e é nela que estão os nutrientes.

Apesar de ser pequeno seu valor nutricional é de 3 a 4 vezes maior do que os ovos de galinha, contendo 13% de proteína contra 11% dos ovos de galinha. Os ovos de codorna também contêm uma quantidade muito alta de vitamina B1 em comparação com os outros ovos. Fornecem 5 vezes mais de ferro e potássio.

Ovo orgânico
Dentre os tipos de ovo da lista, o orgânico é provavelmente o mais saudável. Afinal, nesse caso a galinha é criada de maneira semelhante à da galinha caipira. A grande diferença é a alimentação, que é feita com insumos sem nenhum agrotóxico ou ingredientes transgênicos.

"Por apresentar uma maior densidade de nutrientes, o ovo de codorna acaba sendo mais nutritivo que o de galinha, mas isso não o torna mais saudável, ambos são boas opções a serem incluídas na alimentação desde que adequado a necessidade e ao caso clínico de cada indivíduo", afirma.

Todos os nutrientes que tornam os ovinhos de codorna tão bons para a saúde também fazem dele um alimento afrodisíaco, ajudando a melhorar a libido.

5 minutos

Numa panela média, coloque os ovos, cubra com água fria e leve ao fogo alto. Quando ferver, abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 5 minutos. Com uma escumadeira, transfira para uma tigela com água e gelo – a água gelada interrompe o cozimento e os ovos esfriam mais rápido.

Os ovos de codorna apresentam diversos nutrientes que contribuem para a melhora do organismo. É uma excelente fonte de proteína, rica em vitaminas e minerais e além disso, apresenta uma baixa quantidade de gordura saturada. Resumindo, este pequeno alimento é perfeito para quem quer melhorar a saúde e o bem-estar.

Não há problema em consumir ovos com moderação nas refeições.

Além do gosto que pode não agradar a maioria dos paladares, comer o ovo de codorna completamente cru pode aumentar o risco de se contaminar com salmonella. A salmonella é uma bactéria que causa um grande mal estar e pode ter riscos bem altos, principalmente em crianças.

Ótimo para os músculos
Proporcionalmente, os ovos de codorna são mais proteicos que os de galinha.

Ovos cozidos
É uma excelente opção para quem deseja aproveitar os benefícios nutricionais dos ovos sem pesar no consumo calórico. Isso significa que o ovo cozido é preparado sem levar gorduras que, em excesso, podem prejudicar o organismo. Portanto, ele é menos calórico, contando apenas com 77 calorias, em média.

Para isso selecionamos os melhores tipos de preparo desse alimento, bem como seus benefícios. Ovo cozido > Elimina as gorduras prejudiciais à saúde presentes no ovo frito.

Depois coloque os ovos de codorna descascados e guarde tampado na geladeira até o momento de servir. Essa conserva pode durar de 10 a 15 dias, e você pode consumir como aperitivo, saladas ou outras maneiras que preferir.

podem ser benéficas para a alimentação, mas há cuidados a ter. saúde. De acordo com o Mirror, as cascas dos ovos podem ser comidas...

A casca dos ovos pode estar contaminada, por isso os ovos não podem ser lavados assim que chegam dos mercados. Então passe um papel-toalha antes levá-los à geladeira e limpe-os somente na hora do preparo, em água corrente ou em uma solução com água sanitária e água.

Diminui o risco de doenças cardiovasculares. É rico em ácidos graxos insaturados, fonte de proteína vegetal, fibras, contém micronutrientes e antioxidantes. Se for consumido em grande quantidade pode, sim, aumentar a gordura corporal.