O que é molécula?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.6 / 5 11 votos

Uma molécula é um grupo eletricamente neutro que possui pelo menos dois átomos, todos ligados entre si mediante uma ligação covalente.

Molécula é um conjunto de átomos, iguais ou diferentes, unidos por ligações covalentes. Essas espécies químicas são eletricamente neutras e representam a unidade formadora de uma substância.

O que são moléculas? (Conceito e Exemplos)
Dizemos que uma molécula é o conjunto de átomos. Esse agrupamento pode ser formado por átomos de elementos iguais ou diferentes. Molécula de água (H2O): formada por dois elementos diferentes (O e H), sendo dois átomos de Hidrogênio e um de Oxigênio.

Ouça o texto abaixo em aúdio! Uma molécula é um grupo de átomos de um mesmo elemento ou de elementos diferentes. Veja alguns exemplos: H2O – molécula formada por dois elementos diferentes (dois átomos de Hidrogênio e um átomo de Oxigênio);

Em suma, a diferença entre átomo e molécula é que os átomos são os que formam a matéria e, por outro lado, as moléculas estão formadas por diferentes átomos que se uniram.

Pesquisadores do Observatório de Leiden, na Holanda, usando o Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), no Chile, detectaram éter dimetil em torno da jovem estrela Oph-IRS 48. Com nove átomos, essa é a maior molécula já identificada em um disco formador de planetas até o momento.

Proteção, regulação de temperatura, armazenamento de energia.

Cada molécula é a base da formação dos diferentes compostos, que, por sua vez, compõem as diferentes células que constituem o corpo humano. Os átomos são compostos de grandes espaços “vazios”.

Sabemos que o nível fundamental da matéria são os átomos. Esses átomos agrupam-se, interagem entre eles e formam as moléculas. As moléculas, por sua vez, podem organizar-se e formar compostos. As moléculas em conjunto com os compostos formam as organelas, que, em conjunto, formam as células.

Dentre as possíveis geometrias, as mais comuns são: a linear, triangular, angular, tetraédrica, piramidal, bipiramidal e octaédrica.

De acordo com a quantidade de átomos de um mesmo elemento químico, a molécula ainda pode ser classificada em: Monoatômicas (um átomo): hélio (He) e neon (Ne); Diatômicas (dois átomos): gás hidrogênio (H2) e gás flúor (F2); Triatômicas (três átomos): gás ozônio (O3).