O que é fogocitose?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 3 votos

Fagocitose é o processo pelo qual uma célula usa sua membrana plasmática para englobar partículas grandes, dando origem a um compartimento interno chamado fagossoma. Nos sistemas imunológicos de organismos multicelulares, a fagocitose é um dos principais mecanismos usados para remover patógenos e restos celulares.

Fagocitose é um processo pelo qual a célula ingere partículas grandes, como micro-organismos. Durante a fagocitose, observa-se a formação de pseudópodes e de uma bolsa denominada fagossomo. O processo é conhecido como “o comer da célula” e pode ser observado em protozoários e também em células de defesa dos animais.

A fagocitose é um tipo de endocitose – processo de absorção celular de moléculas biológicas e materiais particulados – no qual ocorre a ingestão de grandes partículas insolúveis, micro-organismos e fragmentos celulares.

Os fagócitos são leucócitos do sangue que protegem o corpo através da ingestão (fagocitose) de partículas estranhas, bactérias e células mortas ou células a morrer. São essenciais no combate a infecções e para posterior imunidade.

Fagocitose: englobamento de partículas grandes e sólidas presentes no meio extracelular; Pinocitose: absorção de substâncias líquidas ou partículas menores dissolvidas; Endocitose Mediada: absorção de partículas que se ligam em receptores presentes na membrana externa.

Para realizar a fagocitose, as células emitem projeções citoplasmáticas, os pseudópodes, que envolvem e englobam as partículas. O processo de fagocitose é realizado por células que podem se movimentar como as amebas, macrófagos e neutrófilos. No caso das amebas, a fagocitose está relacionada com a alimentação.

O acúmulo de fagócitos no foco inflamatório/infeccioso é fundamental para a eliminação de microrganismos ou agentes não infecciosos e para o reparo tecidual.

Flávia menciona, neste contexto, um importante processo que faz parte de seus estudos, a fagocitose. É quando a célula de defesa do corpo engloba o invasor dentro dela mesma para matá-lo sem prejudicar nosso corpo.

Esse processo ocorre na maioria das células, diferentemente da fagocitose, que é restrita apenas a alguns tipos de células. Um exemplo de pinocitose acontece no intestino, onde as células englobam moléculas de lipídios.

A principal função dos macrófagos é o processo de fagocitose, através do qual essas células protegem os tecidos de infecções e lesões ao ingerir e destruir os patógenos (ex.: bactérias), células mortas ou detritos celulares.

As células com capacidade fagocitária (fagócitos) podem ser de três tipos:

  • eosinófilos: com fraca capacidade fagocitária.
  • neutrófilos: são os primeiros a fagocitar.
  • macrófagos: são células de grandes dimensões que se diferenciam a partir de monócitos.