O que é ameba?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Amoeba ou ameba é um gênero de ameboides unicelulares da família Amoebidae. A espécie-tipo do gênero é Amoeba proteus, um organismo comum de água doce, amplamente estudado em salas de aula e laboratórios.

Ameba é um parasita intestinal que causa a doença infecciosa amebíase. A infecção pode ser assintomática ou acompanhada por dores no abdômen, diarreia, sangue nas fezes, gases, sensação de enfraquecimento, febre, perda de apetite e perda de peso.

6. Modo de transmissão - a amebíase é transmitida pela contaminação fecal da água de consumo humano e alimentos com cistos da ameba, os quais são relativamente resistente à cloração. Também é transmitida pelo contato direto de mãos contaminadas ou objetos sujos, bem como, sexualmente pelo contato oral-anal.

A amebíase é uma doença que pode causar desconfortos gastrointestinais, como diarreia, dor abdominal e, até mesmo, perda de peso. Com um simples exame parasitológico de fezes é possível diagnosticar essa condição e tratar com o seu médico.

Para matar ameba, Louisiana (EUA) trata com cloro reservatório de água – Sinproquim.

As amebas podem penetrar no cérebro pelo nariz quando as pessoas nadam em água doce morna contaminada. A evolução da meningoencefalite amebiana primária pode ser rápida, passando de alterações no olfato ou no paladar, cefaleias, rigidez da nuca, náusea e vômitos para confusão e morte.

O paciente contaminado elimina a Entamoeba histolytica em forma de cistos e trofozoítas, mas apenas os primeiros são capazes de sobreviver no ambiente. Mesmo que outro indivíduo venha a ingerir a forma trofozoíta, esta não é capaz de provocar doença, pois é destruída pela acidez estomacal.

Tipos de Amebas
As comensais podem viver no corpo humano sem causar prejuízos, como a Entamoeba gengivalis, que vive na boca e a Entamoeba coli, que habita o intestino grosso. Entre as parasitas, destaca-se a Entamoeba histolytica, encontrada nos intestinos de humanos e que ocasiona a Amebíase.

Ela habita no intestino grosso dos seres humanos, se locomove através de pseudópodos e não provoca doenças. Entamoeba díspar - trata-se de uma ameba capaz de provocar lesões intestinais focais nos animais de laboratório como cobaias, gatos e gerbilo.

As amebas podem ser transmitidas de pessoa para pessoa ou através do consumo de alimentos e água. Embora a maioria dos casos não provoque sintomas, algumas pessoas podem ter diarreia, cólicas abdominais e perda de peso não intencional.

“Dentre os alimentos que devem ser evitados durante o tratamento contra parasitoses intestinais, podemos destacar as carnes mal passadas, peixes crus e frutas, verduras e legumes que não foram higienizados adequadamente”, informa o gastroenterologista Alexandre de Sousa Carlos.

Além disso, evite também:

  • leite e seus derivados;
  • bebidas com cafeína, gaseificadas, fermentadas ou alcoólicas;
  • adoçante feito de sorbitol;
  • alimentos condimentados, embutidos ou gordurosos;
  • doces e bolachas.