O que são tipos de imagem?

Perguntado por: nmota . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 18 votos

Os formatos de imagem são padrões de codificação, compressão e definição que determinam o tipo de arquivo gráfico, como JPEG, PNG, BMP, GIF e TIFF. Cada extensão tem suas particularidades, e você precisa compreender as principais delas para trabalhar com conteúdo digital ou impresso.

Tipos de imagem. Antes de detalharmos os diferentes formatos de imagem, é importante explicar alguns conceitos preliminares, como os tipos de imagem. Basicamente, existem 2 tipos de imagem digital: Bitmap e Vetorial.

Os principais formatos de imagem são: JPG, GIF, PNG, SVG, PSD, WEBP, RAW, TIFF, BMP e PDF. As imagens são utilizadas para as mais variadas aplicações no ambiente digital. No entanto, essas imagens podem estar em diversos formatos digitais, podendo gerar confusão ou impedindo sua utilização na plataforma desejada.

a imagem é, à vez, concreta e abstracta; a imagem é passado ou presente ou futuro; a imagem é, à vez, objectiva e subjectiva.

PNG. O Portable Network Graphics (PNG) é um formato rasterizado com compactação sem perdas. Como o PNG é sem perdas, ele retém seus dados originais e sua qualidade permanece a mesma. Isso faz com que o PNG tenha uma qualidade de imagem superior ao JPEG, mantendo seus detalhes e contraste de cores.

Dentre eles, JPG, GIF, PNG são os mais comuns. O BMP também é bastante popular atualmente, mas, além desses citados, há uma grande quantidade de formatos de imagens para diversos tipos de uso.

nome feminino
1. Representação de pessoa ou coisa. 2. Figura ou efígie de um santo, da Virgem ou de Cristo.

Podemos definir a imagem pessoal como a identidade que a pessoa constrói através da sua indumentária e do cuidado das suas características físicas para se apresentar na sociedade, como prolongação do seu papel na mesma, da sua maneira de ser, de se comportar, de viver e de todas as características da sua personalidade.

Os elementos visuais constituem a substância básica daquilo que vemos, e seu número é reduzido: o ponto, a linha, a forma, a direção, o tom, a cor, a textura, a dimensão, a escala e o movimento.

A metodologia utilizada para se fazer à leitura de uma imagem é variavel dependendo principalmente dos interesses de cada pessoa, podendo ser leitura formal, iconográfica, iconológica, gestáltica, semiótica, estética, entre outras. Segundo Trevisan (1984) na leitura formal analisa-se a imagem em si.