O que é um modelo de produção?

Perguntado por: lcaetano . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 16 votos

Os Modelos de Produção permitem compreender a forma na qual uma sociedade produz seus bens e serviços, como os utiliza e os distribui. Além disso, também é possível comparar essas relações entre as diferentes sociedades formadas ao longo da história.

Taylorismo, Fordismo e Toyotismo: conheça os modelos de produção!

O Taylorismo, o Fordismo, o Toyotismo e o Volvismo são modalidades de produção industrial.

Modelos de Produção: Taylorismo e Fordismo.

O fordismo é uma forma de produção em massa baseada na criação de uma linha de produção. Nela, cada funcionário (ou equipe) é responsável por uma ação específica, atuando apenas em uma parte do desenvolvimento do produto final.

Quatro sistemas de produção ideais para seu negócio

  • Tipos de sistemas de produção. ...
  • Produção por projeto ou a pedido. ...
  • Produção intermitente ou em lote. ...
  • Produção em massa. ...
  • Produção de fluxo linear (uso contínuo)

Os modos de produção podem ser classificados de acordo com seus produtores e as relações de poder entre eles. As diferentes definições de modos de produção surgiram das análises do sociólogo e economista Karl Marx, são eles: primitivo, escravista, feudal, capitalista, socialista e comunista.

Os modelos de produção industrial são técnicas utilizadas no sistema fabril para melhor conduzir as operações realizadas em suas linhas de montagens.

A Indústria 4.0 é uma confluência e fusões de tecnologias disruptivas. Muitas delas já estão consolidadas no mercado, mas foram aprimoradas e combinas, formando clusters, provocando um movimento de mudança na trajetória tecnológica.

Assim, o capitalismo é dividido em três grandes fases: o capitalismo mercantil, o capitalismo industrial e o capitalismo financeiro. Cada etapa recebe o nome da atividade econômica mais importante do momento: comércio, indústria e transações financeiras.

Enquanto no Taylorismo havia um longo treinamento no trabalho, no Fordismo havia pouco ou nenhum. O Taylorismo adotava níveis mínimos de produtividade e o Fordismo focava na linha de montagem. Por fim, o Taylorismo adotava o controle do tempo, enquanto no modelo de Ford imperava a rígida padronização da produção.

O sistema de produção é um conjunto de elementos, pessoas, máquinas e processos responsáveis por produzir um produto ou serviço. Esses elementos se interligam para alcançarem o objetivo final, que é produzir. Conforme uma indústria vai crescendo, é necessário adequar e melhorar o seu sistema de produção.

O que é o Toyotismo? O Toyotismo é um sistema de produção baseado na fabricação sob demanda. Ele foi criado no Japão por Taiichi Ohno, um funcionário da Toyota, com o objetivo de eliminar o desperdício durante o processo e, principalmente, evitar a acumulação de mercadorias no estoque.

Fordismo e Toyotismo são dois modelos de produção desenvolvidos para otimizar a produtividade das indústrias. Foi bastante utilizado durante a Segunda Guerra Mundial, mas se faz presente até hoje dentro das grandes multinacionais.

Enquanto no taylorismo o trabalhador era adequado à máquina, tendo sua produção cronometrada e programada para agir de modo repetitivo, o fordismo fez o contrário, adaptando as máquinas ao trabalhador, com a inovação da esteira rolante, do trabalho especializado.