Quem tem fissura pode comer feijão?

Perguntado por: aparaiso7 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 2 votos

Feijão. Esse alimento possui poucas fibras e pode acabar sendo um dos responsáveis pela constipação, causa principal do desenvolvimento de fissura anal. A dica é optar pelo arroz integral, que é rico em fibras.

“Temos que destacar também o papel de alimentos condimentados, como a pimenta, na piora dos sintomas, além das comidas como feijão, que formam muitos gases e fazem umidade na região anal, dificultando a higiene local e aumento o desconforto”, afirma.

Evite bebidas alcóolicas, chocolate, café em excesso e alimentos que levem a uma produção excessiva de gases, como brócolis, cebolas, couve-flor, feijão.

Carnes magras
Opte pelos cortes com menos gordura: peito de frango e, para carne bovina, patinho, lagarto e filé mignon.

A água morna favorece a circulação sanguínea local promovendo a cicatrização da fissura e a higiene local. A água não deve ser fervendo para evitar queimaduras no local. Como alternativa pode-se utilizar bolsa de água morna. Sempre com o cuidado de não queimar a pele.

A única alternativa para tratar a fissura é a cirurgia
É possível tratar com pomadas e medidas higiênicas, pois elas ajudam diretamente a cicatrização local. Porém, apenas um especialista pode indicar a pomada ideal para cada caso.

Por outro lado, alguns alimentos do nosso cotidiano não são indicados. Alguns deles (como a carne suína, por exemplo) prejudicam o estágio final da cicatrização, pois estimulam a formação de colágeno em excesso e de forma desordenada, o que causa uma “supercicatrização”, levando a queloides.

A fissura anal aguda cicatriza em mais de 90% das vezes apenas com o tratamento clínico. As principais medidas são a ingestão adequada de fibras na dieta (verduras, legumes, frutas e cereais) e de água.

Feijão. Lentilha. Grão-de-bico. Demais leguminosas.

Existem três anti-inflamatórios mais indicados nesses casos: Nimesulida, Ibuprofeno e Diclofenaco. Esses remédios diminuem a dor e o inchaço. Para surtir o efeito, devem ser utilizados por, pelo menos, 5 dias.

Frutas cítricas: alimentos como limão, laranja e maracujá são ricos em vitamina C, que estimulam a produção de colágeno na pele e protegem a parede dos vasos sanguíneos.

Camomila

Camomila
A camomila pode ser uma grande aliada para a cicatrização da cirurgia plástica devido às suas propriedades antibacterianas, além de acelerar em processos de edemas.

Carnes gordurosas e carne bovina
Por isso, recomenda-se evitar o consumo de carne de porco e cortes bovinos como acém, capa de filé, contrafilé, costela, cupim, fraldinha, paleta, picanha e ponta de agulha.

Cicatenol 50 mg / g pomada 30 g | Tratamento De Fissuras | EMS. Cicatenol® é indicado para a prevenção e tratamento das fissuras (rachaduras) de pele e mucosas (mamilos, lábios e região anal); feridas (ferimentos leves e escoriações) e escaras.

-Se sentir vontade de evacuar vá ao banheiro, nunca deixe para depois, pois quanto mais tempo as fezes ficam parada no intestino, mais ressecadas elas ficam; -Aumentar o consumo de fibras com cereais integrais (aveia, chia, linhaça, centeio) e alimentos na forma integral (arroz, macarrão, pão, biscoitos);

Proctyl pomada de bisnaga com 15 g ou 30 g:
Continuar o tratamento com uma aplicação ao dia, de preferência ao deitar, até o completo desaparecimento dos sintomas ou das lesões inflamatórias, ou de acordo com a recomendação médica.