O que é Ontologia sinônimo?

Perguntado por: esilva . Última atualização: 25 de setembro de 2023
/ 5 2 votos

5 sinônimos de ontologia para 1 sentido da palavra ontologia: Investigação teórica do ser: 1 ciência do ser, doutrina do ser, estudo do ser, reflexão sobre o ser, teoria do ser.

Ontologia é o ramo da filosofia que estuda a natureza do ser, da existência e da própria realidade. A Ontologia é classificada na filosofia como o ramo geral da metafísica (diferente da cosmologia, psicologia e teologia, que são ramos específicos), pois se ocupa dos temas mais abrangentes e abstratos da área.

Significado de Ontológico
adjetivo Refere-se à ontologia, ao ramo da metafísica que analisa as coisas existentes no mundo, a natureza do ser e a realidade. [Filosofia] Contrário ao ôntico, à existência concreta; refere-se ao sujeito em si mesmo, em sua complexidade irrestrita e indispensável.

A ontologia define as regras que regulam a combinação entre os termos e as relações. As relações entre os termos são criadas por especialistas, e os usuários formulam consultas usando os conceitos especificados. Uma ontologia define assim uma “linguagem” (conjunto de termos) que será utilizada para formular consultas.

Diferentes tipos de ontologias podem ser definidos, levando-se em consideração o nível de generalidade (GUARINO, 1998): ontologia de nível superior, de domínio, de tarefas e de aplicação.

O termo “ontologia” aparece em Ciência da Computação, em Sistemas de Informação e em Ciência da Informação. Aqui ele descreve um grupo de conceitos que estão dentro de um domínio e os relacionamentos existentes entre eles. E, assim, ela é usada com o intuito de fazer inferência nos objetos do domínio.

A ontologia ocupa um papel preponderante em seu sistema teológico ao atribuir a Deus a noção Ser-em-Si como questão implícita do Ser, e a noção Novo Ser ou Logos Encarnado, ao Cristo. Ser existente é estar limitado pelo Não-Ser, embora sabendo-se partícipe do Ser.

A diferença ontológica consiste no fato de significar que o ser não é o ente, logo, ele não pode ser pensado do mesmo modo que pensamos os entes. A metafísica nunca pensou na diferença entre ser e ente, acabando por pensar o ser como se ele fosse um ente possível.

A ontologia desenvolvida por Platão é baseada em uma divisão de dois mundos opostos e coexistentes: sensível e inteligível. O mundo sensível é aquele onde existem os seres particulares, enquanto o mundo das Ideias, os seres universais.

Nesses termos, a epistemologia (modos de pensar para produzir sentidos e saberes) depende da ontologia (modos de ser sendo), mas de uma ontologia que aceita a diferença/diversidade, isto é, o outro.

Na Filosofia, ontologia é então um ramo da Metafísica que diz respeito às quais categorias de entidades existem e estão relacionadas (LOWE, 2007). Em Ciência da Computação, ontologias são aplicadas à modelagem, tanto em sistemas baseados em bancos de dados quanto em sistemas de representação do conhecimento.

O mais antigo registro da palavra ontologia é o latino ontologia, que surgiu em 1606, no trabalho Ogdoas Scholastica, de Jacob Loard (Lorhardus), e em 1613 no Lexicon philosophicum, de Rudolf Göckel.

No século XVII repensaram o campo de estudos da Metafísica. Talvez pela preocupante proximidade entre a Filosofia e a Religião Católica. Foi aí que o filósofo alemão Jacobus Thomasius (1622-1684) considerou que a palavra correta para designar os estudos da metafísica ou Filosofia Primeira seria a palavra ontologia.

Parmênides

Pode-se dizer que ele representou o momento em que a cosmologia dos pré-socráticos tornou-se uma ontologia, isto é, uma teoria do ser. Por esse motivo, Parmênides foi considerado o pai da ontologia ocidental.

Ponto de vista ontológico é, por sua vez, a abordagem de qual- quer objeto tendo como eixo o próprio objeto. Lembrando, porém, que ontologia é apenas a captura das determinações mais gerais e essenciais do ser (geral ou particular) e não, ainda, da sua concre- tude integral.