Como é feita a citação direta?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Para fazer uma citação direta, você deve copiar a fala do autor pela qual você se interessou, colocando ela entre aspas duplas pra deixar claro que a fala não é sua, e claro, referenciando o autor. A citação direta pode ser curta ou longa. A curta deve ser feita em até 3 linhas no máximo e incluída ao longo do texto.

Citação direta

  1. Nome do autor fora de parênteses: Somente a inicial maiúscula + (Ano, página) Ex: Kotler (2019, p. 30) é enfático ao afirmar: “… ...
  2. Nome do autor entre parênteses: (tudo em Maiúscula, Ano, página) Ex: “…dar prioridade aos acionistas é a forma menos útil de servi-los” (KOTLER, 2019, p. 30).

Em geral, a citação direta é a transcrição exata de um trecho da obra do autor consultado, podendo ser considerada como curta ou longa. deste modo, utiliza-se a citação curta, quando o trecho possuir até três linhas, por outro lado, a longa é utilizada quando esse limite é ultrapassado.

Citação direta

  1. Fonte tamanho 10, menor que o restante do texto;
  2. Recuo de 4cm da margem esquerda;
  3. Espaçamento simples nas entrelinhas;
  4. Espaço de 1,5 cm entre o texto e a citação;
  5. Autoria (em caixa alta), ano e página da obra ao fim da citação.

Citações até 3 linhas devem vir entre aspas, seguidas do nome do autor, data e página. Com mais de três linhas, devem vir com recuo de 4 cm na margem esquerda, corpo menor (fonte10), espaço simples e sem aspas, também seguidas do nome do autor, data e página.

A principal característica da citação indireta é a adaptação do trecho. Isso quer dizer que fica a cargo do autor descrever com suas próprias palavras a ideia da referência original. Ainda assim, na citação indireta, deve haver menção ao autor e ano da obra. No entanto, o número da página não é obrigatório.

Citação direta é a transcrição na íntegra de parte da obra do autor consultado. Há dois tipos de citação direta: curta (até 3 linhas); longa (mais de 3 linhas).

Citação direta curta (com até três linhas)
Inclua a citação entre aspas. Indique a página/folha da citação ou “não paginado” ou “não p.” (quando o documento citado não for paginado). De acordo com Barros (1991, p. 62), “Interpretar significa buscar o sentido mais explicativo dos resultados da pesquisa.”

Quando fazemos menção de uma determinada informação que foi extraída de uma dada fonte; Citação direta. Transcrição de parte da obra do autor que foi consultado; Citação indireta.

1) As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

Como fazer uma citação direta longa? A citação direta longa deve ser destacada com recuo de 4 cm, tamanho da fonte 10 e não utilizar aspas. O espaçamento dentre as linhas deve ser simples. Deve-se deixar um espaço de 1,5 entre o restante do texto e a citação.

Indicação de autores (fontes) em Citação Diretas ABNT 2023
Caso a citação direta ABNT possua mais de 3 linhas, deve-se obedecer um recuo diferenciado, normalmente de 4 cm da margem esquerda, tamanho de letra reduzido (normalmente 10) em relação ao texto do documento e espaçamento simples.

Citação com mais de três linhas
As transcrições de texto com mais de três linhas devem ser destacadas com recuo de 4cm da margem esquerda, com caractere menor que o do texto, sem aspas e com espaçamento simples entre linhas.

Recomenda-se que as citações sigam a NBR 10520, de agosto de 2002, da ABNT, a qual determina que: – citações diretas com menos de três linhas devem vir inseridas no texto e colocadas entre aspas duplas. Devem constar a indicação do autor da citação.

Como fazer citação de citação? Para fazer citação de citação você deve fazer a referência da fonte original da ideia seguido + apud + referência da fonte que você teve acesso.

A forma correta para citar artigo da internet no texto é com o método da norma ABNT chamado: “autor data”. Basta informar entre parenteses o autor e data (ano) da fonte citada. Como, por exemplo: (ABIKO, 2012).