O que causa o fenómeno da maré vermelha?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 17 votos

O fenômeno da maré vermelha é o desenvolvimento exacerbado de dois gêneros de algas da classe Dynophyceae, conhecidas também como dinoflagelados. O lançamento de esgoto ou apenas altas temperaturas acompanhadas de fortes chuvas, que carregam os nutrientes para dentro d'água, podem desencadear esse processo.

A maré vermelha é um fenômeno natural que provoca manchas de coloração escura na água do mar. As manchas são causadas pelo crescimento excessivo de algas microscópicas presentes no plâncton marinho, num processo chamado de floração.

O acontecimento natural conhecido por maré vermelha ocorre devido à aglomeração em conseqüência da proliferação (multiplicação) de micro-algas dinoflageladas (Filo Dinophyta), causando efeito na coloração da água (vermelha ou marrom) em ambientes de estuário (encontro do rio com o mar) e também em regiões marinhas.

Ouça o texto abaixo em aúdio! O fenômeno Maré Vermelha é provocado pelo desequilíbrio ecológico resultante da excessiva proliferação da população de certas algas tóxicas, principalmente as dinoflageladas Gonyaulax catenella.

As mudanças climáticas causam flutuações bruscas e inesperadas em várias localidades do planeta. Tais mudanças podem desencadear uma floração, pois calor e chuva podem ser gatilhos para um eventual desequilíbrio.

É um fenômeno causado pela proliferação de microalgas devido a alterações ambientais. Ocorre quando a água do mar está saturada de matéria orgânica e as condições de temperatura, luminosidade e salinidade favorecem a reprodução desse tipo de microalga.

A maré vermelha é uma perigosa proliferação de algas causada pelo Karenia brevis, um tipo de alga que produz toxinas que podem prejudicar os seres humanos e a vida marinha. Pode causar problemas respiratórios, irritação da pele e até a morte em alguns casos.

IV. o lançamento de esgotos no mar sem tratamento prévio pode ocasionar a “maré vermelha”, fenômeno causado por bactérias que liberam substâncias tóxicas na água.

Ou seja, aquilo que este especialista diz é que águas com adubos e fertilizantes, mal tratadas, têm as condições ideais para estas algas crescerem. Vale a pena lembrar que o fenómeno não é novo. Já em 2021 e no ano passado foram registadas grandes acumulações de algas no Algarve.

As algas responsáveis pela maré vermelha liberam toxinas que prejudicam o desenvolvimento de outros organismos, causando a sua morte, portanto é um caso de amensalismo.

Em altas densidades, essas algas produzem grande quantidade de matéria orgânica, o que causou a obstrução das brânquias dos peixes, levando-os à morte por asfixia. A situação ainda foi agravada pela redução do oxigênio disponível na água em função da decomposição da matéria orgânica gerada.

Não se sabe ainda exatamente como controlar as marés vermelhas, mas existem formas de controlar alguns dos fatores que fazem com que ela aconteça mais facilmente, como o despejo de esgoto nos oceanos, uso de fertilizantes químicos e pesticidas, evitar que o lixo industrial chegue ao mar, entre outros fatores.

Algumas espécies de algas microscópicas produzem toxinas que causam riscos à saúde humana e ambiental, como: danos ao sistema neurológico ou ao fígado, gastroenterites, doenças respiratórias, alergias, irritação da pele e olhos. Podem ainda causar mortandades de peixes e outros organismos.

As emissões de gases de efeito estufa recobrem a Terra, retendo o calor do sol. Isso leva ao aquecimento global e às mudanças climáticas. O mundo agora está aquecendo mais rapidamente do que em qualquer outro momento registrado na história.

Elevação do nível do mar: as águas mais quentes ocupam mais espaço — conhecida como expansão térmica — e podem acelerar o derretimento das geleiras da Groenlândia e da Antártida que desembocam nos oceanos. Isso aumenta o nível global do mar, aumentando os riscos de inundações costeiras.