Quais são os níveis de eutrofização?

Perguntado por: eoliveira9 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 15 votos

Eutrófico; com elevada produtividade, acima do estado natural; (águas em pleno processo de eutrofização); Hipertrófico; com produtividades elevadas e muito acima do estado natural; (águas com estágio avançado de eutrofização).

Nível de Eutrofização

ESTADO TRÓFICOIET
Oligotrófico< 44
Mesotrófico44 - 54
Eutrófico54 - 74
Hipereutrófico>74

Etapas da eutrofização

  • Aumento da quantidade de material biodegradável (esgoto orgânico) na água;
  • Aumento da população de organismos decompositores (aeróbios e anaeróbios);
  • Redução da concentração de oxigênio dissolvido na água;
  • Mortalidade de organismos aeróbios maiores, como peixes e crustáceos;

A eutrofização é um processo de enriquecimento da água por nutrientes que pode ser provocado pelo homem ou ser de ordem natural.

Consequência da eutrofização
Redução da quantidade de oxigênio dissolvido na água, o que provoca morte de espécies aquáticas, como os peixes. Há alterações no pH da água. Há redução da biodiversidade da área afetada. Há aumento exagerado de algas e outras plantas aquáticas.

O nível de eutrofização nesses ecossistemas é medido através da disponibilidade de nutrientes, principalmente fósforo e nitrogênio, os quais são e- lementos limitantes à produção primária (vegetação aquática).

Em um ambiente eutrófico, poderá ocorrer queda na concentração de Oxigênio Dissolvido, excesso de algas (floração) que irá prejudicar a qualidade da água para o abastecimento, o desenvolvimento excessivo de plantas flutuantes como o aguapé (Eichhornia crassipes) ou a alface-d'água (Pistia stratiotes), comprometendo ...

b) Os níveis de oxigênio dissolvido na água diminuem. Isso ocorre porque, com a eutroficação, há a prolifera- ção excessiva de algas, que em seguida morrem e são decompostas por microorganismos aeróbios; a ação desses organismos faz diminuir o teor de O2 na água.

O excesso de nutrientes, especificamente, o nitrogênio e o fósforo, é o principal responsável pela proliferação de algas, que pode resultar no processo de eutrofização dos corpos d'água.