Onde pode ocorrer fissuras?
As fissuras são aberturas com espessuras inferiores a 0,5 mm e que causam perda parcial da uniformidade de superfícies sólidas. Essas frestas podem surgir tanto nas paredes quanto nos tetos, sendo que os motivos precisam ser investigados independentemente da região onde aparecem.
Onde ocorrem as fissuras
Esse fenômeno acontece, pois, quando a estrutura se dilata ou contrai, é criada uma zona de concentração de esforços. Quando os esforços, na zona de concentração, são maiores do que a resistência do material, aparecem as trincas e fissuras.
Como ocorre uma fissura
De modo geral, as fissuras ocorrem quando as tensões suportadas pelo material utilizado são inferiores às deformações solicitadas pelos mesmos. A liberação desta tensão ocasiona no alívio do sistema, caracterizando a fissura como a conhecemos.
Em quais elementos estruturais podem ocorrer fissuras
Acontecem em qualquer lugar, mas principalmente em paredes, vigas, pilares e lajes e, geralmente, são causadas por tensões não previstas nos projetos. As fissuras, normalmente, são de menor gravidade. Em geral, aparecem mais na superfície da peça estrutural. São estreitas e alongadas, com aberturas com menos de 0,5 mm.
Quais são os tipos de fissuras
Classificação dos tipos de fissuras
Quando falamos sobre fissuras, é normal classificarmos elas sobre sua orientação, ou seja: verticais, horizontais ou inclinadas.
O que são fissuras em anatomia
As fissuras do crânio são muito semelhantes aos forames, ou seja, também são passagens pelos ossos. Elas são chamadas de fissuras simplesmente porque são orifícios com um formato diferente, possuindo um aspecto semelhante a uma fenda.
Como identificar fissuras
As fissuras têm abertura de 0,06 mm a 0,5 mm. Trincas: O que diferencia as trincas das fissuras é que, em geral, elas possuem maior abertura e são mais profundas, por isso podem ser identificadas mais facilmente.
Quando a fissura é perigosa
Fissuras e trincas não representam alertas graves. Isso porque, não são sinais de comprometimento na estrutura do imóvel. Entretanto, se evoluírem com o tempo, aí sim, se tornam preocupantes. Já as rachaduras na parede são, em geral, perigosas quando se manifestam de forma diagonal.
O que ataca a fissura
A única alternativa para tratar a fissura é a cirurgia
É possível tratar com pomadas e medidas higiênicas, pois elas ajudam diretamente a cicatrização local. Porém, apenas um especialista pode indicar a pomada ideal para cada caso.
Qual a diferença de hemorroidas e fissuras
Fissura vem acompanhada de dor
Por outro lado, a hemorroida tem como característica principal a exteriorização da parte interna do canal anal e sangramento, mas nem sempre é acompanhada de desconforto.
Como ocorre fissuras no concreto
CAUSAS DAS FISSURAS NO CONCRETO
“Já na fase endurecida podem ocorrer fissuras devido ao mau posicionamento da armadura, o mau uso da estrutura (sobrecargas), falhas no dimensionamento e cura deficiente”, lista o engenheiro do Ibape-SP. Fissuras podem surgir, também, por conta de recalques de fundações.
É normal fissuras em vigas
A viga quando é submetida a uma carga além daquela para qual foi dimensionada, pode apresentar manifestações patológicas, como a fissura. Segundo Flausino (2017), esse tipo de fissura raramente acontece e na maioria dos casos não oferece comprometimento a estrutura. Podem ocorrer devido à sobrecarga ou má execução.
Qual a diferença entre fissuras trincas e rachaduras
As fissuras podem se tornar trincas, que além de maiores, são também mais profundas. As trincas, por sua vez, podem evoluir para rachaduras, que são identificadas mais facilmente por poderem permitir a passagem das intempéries para o interior das edificações.