O que difere uma fotografia comum de um objeto de arte?

Perguntado por: lreal . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 5 votos

O que diferencia uma fotografia normal de uma fotografia artística é o conceito envolvido em sua produção. Quando se existe um conceito, uma idéia, um sentido, a fotografia serve apenas como meio para expressar um objetivo. A imagem pela imagem nada mais é do que um processo físico produzido pela câmara escura.

Nesse sentido, por exemplo, a fotografia tradicional ou jornalística cumpre o papel de retratar a realidade e o figurativismo das imagens. Já a artística é mais conceitual e abstrata, ou seja, busca representar a beleza de modo intuitivo, para, assim, despertar a sensibilidade e a emoção das pessoas.

A foto artística expressa uma ideia, uma emoção ou uma mensagem, A foto artística apresenta uma ótima técnica fotográfica. Obras de arte podem ser exibidas em galerias, ao contrário das fotos padrão, O fotógrafo artista tem um objetivo muito específico (demonstrar um fenômeno, provocar o público ...).

A diferença técnica entre uma fotografia e uma pintura parece óbvia – uma foto capta um momento específico no tempo e no mundo real, enquanto uma pintura é uma representação visual produzida sem limite de tempo.

A fotografia foi responsável por uma grande revolução na pintura, já que possibilitava uma representação “perfeita” do objeto fotografado. Representação desejada pelos pintores desde o início do renascimento, quando se iniciou uma intensa pesquisa de técnicas para melhor (de maneira mais fiel) reproduzir a realidade.

Os dicionários aceitam foto como forma reduzida de fotografia. Foto vem do grego - significa luz - e veio para o português através do francês. Na nossa mania de sempre simplificar tudo, reduzimos para a forma que o nosso prezado consulente tentou rejeitar.

A partir da segunda metade do século XIX entra em cena o movimento pictorialista, congregando os fotógrafos que ambicionavam produzir aquilo que consideravam como fotografia artística, a partir desse momento a fotografia começou a ganhar reconhecimento artístico.

Foi a partir dos anos 1970, à medida que a arte considerada efêmera começou a conquistar espaço nas galerias – como a land-art e as performances –, que as fotografias também conseguiram abrir seu caminho em espaços artísticos considerados mais institucionais.

Ao contrário da fotografia convencional, as fotos artísticas não buscam retratar a realidade. Na verdade, esse pode até ser o seu objetivo, mas a foto não terá um resultado convencional. Afinal, aqui, vale-se a emoção do fotógrafo que será transmitida de acordo com o seu desejo.

Há muitas semelhanças ontológicas entre pintura e fotografia e uma gigantesca diferença, sublinhada pelo senso comum da criança ou da pessoa comum: sua tecnologia, a câmara. Lembramos quão significativa é a ilustração da câmara ao lado da definição de fotografia.

A fotografia apresenta-se como um instrumento de aproximação e troca de impressões de mundo. O trabalho se afirma muito mais na relação que se estabelece do que na fotografia propriamente dita. Nesse sentido, a fotografia assume um caráter de documento construído a várias mãos.

A fotografia tornou-se uma ferramenta que auxilia os pintores na procura da representação do real e simultaneamente, aprofundando a busca e expressão do artista. Temos pintores que para além de serem apenas conhecidos pela sua pintura, utilizavam a fotografia como esboço para a concretização das suas pinturas.

Enquanto a fotografia é uma forma de arte que envolve capturar imagens com uma câmera, o retrato é um tipo específico de fotografia que se concentra em capturar a imagem de uma pessoa.

1. Arte ou processo de fixar a imagem de qualquer objecto ou realidade através de sensor digital ou superfície fotossensível (película ou chapa) com o auxílio da luz.

Alguns, valendo-se da sua enorme destreza técnica, especializaram-se em pintar pormenores minuciosos nas fotografias. A fotografia era mais rápida, mais realista e permitia a multiplicação de uma única imagem, contudo, não fez com que a pintura perdesse o seu estatuto.