Em que país foi criado o toyotismo?

Perguntado por: rsalgueiro . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

Podemos dizer que o Toyotismo surgiu no Japão em virtude das condições geográficas do país e das transformações históricas relacionadas ao término da Segunda Guerra Mundial.

Japão

O Toyotismo é um modelo de produção industrial que foi desenvolvido no Japão pelo fundador da empresa automobilística Toyota, Eiji Toyoda (1913-2013).

O sistema de produção do toyotismo foi desenvolvido pela Toyota Motor Corporation, uma montadora de automóveis japonesa. O conceito teve suas raízes nas práticas de produção da Toyota nas décadas de 1940 e 1950, e foi influenciado por várias fontes, incluindo as ideias de Taiichi Ohno e Shigeo Shingo.

O Toyotismo foi idealizado pelos engenheiros Taiichi Ohno (1912-1990), Shingeo Shingo (1909-1990) e Eiji Toyoda (1913-2013). Este modelo produtivo foi desenvolvido entre 1948 e 1975 nas fábricas da montadora japonesa de automóveis Toyota, da qual herdou o nome.

O modelo toyotista surgiu a partir do esgotamento do fordismo no contexto socioeconômico do Japão na década de 1950, que corresponde ao pós-Segunda Guerra Mundial.

Como surgiu o Taylorismo? O taylorismo surgiu através de seu idealizador Frederick Taylor, nascido nos Estados Unidos e que tinha contato direto com a indústriapor ser engenheiro mecânico, trabalhando como operário ou engenheiro em fábricas como a Midvale Steel.

Qual o impacto do Toyotismo na economia mundial? O Toyotismo foi o sistema capaz de recuperar a economia do Japão que estava arrasada após a segunda guerra mundial. Seu principal objetivo é eliminar o desperdício durante um processo produtivo, evitando assim o acúmulo de mercadorias em estoque.

Ele foi criado no Japão por Taiichi Ohno, um funcionário da Toyota, com o objetivo de eliminar o desperdício durante o processo e, principalmente, evitar a acumulação de mercadorias no estoque.

O Taylorismo, também conhecido como Administração Científica, foi criado pelo engenheiro mecânico americano Frederick Taylor, em 1911, e visava empregar os trabalhadores da maneira mais eficiente possível.

As bases do Sistema Toyota de Produção
Os dois pilares do Sistema Toyota de Produção seriam ainda apoiados por mais três bases que garantiriam o seu bom funcionamento: Heijunka, Padronização do Trabalho e Kaizen.