O que são pontos fracos?

Perguntado por: ovargas . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 19 votos

Por outro lado, um ponto fraco é a incapacidade de realizar algo com qualidade e consistência. Em outras palavras, trata-se de uma atividade ou habilidade em que, frequentemente, o seu desempenho é abaixo da média. Para exemplificar, imagine que você fala muito bem em público.

Significado de Ponto fraco
substantivo masculino Parte mais fraca ou vulnerável de algo ou de alguém, partindo de suas qualidades e defeitos; fraqueza: o lutador aproveitou o ponto fraco do adversário. [Por Extensão] Expressão de vulnerabilidade, fragilidade, delicadeza, insegurança: seu sorriso é o meu ponto fraco.

De um lado ficarão seus pontos fortes (aquilo em que você é consistentemente bom, no que se destaca e causa de elogios) e, do outro, os pontos fracos (o que atrapalha sua performance, do que sente falta e dicas de melhoria que já recebeu).

É aquilo em que a pessoa se destaca da maioria e, por consequência, tem um desempenho acima da média. Os pontos negativos, ou pontos fracos, são as fraquezas do candidato, aquilo que pode atrapalhar o seu desempenho.

Profissional: como posso melhorar meus pontos fracos?

  1. Procure ajuda profissional.
  2. Observe as atividades.
  3. Pense nas recompensas que terá no futuro.
  4. Rumo ao sucesso.

Exemplos de pontos fortes e fracos. Demonstrar verdadeiros pontos fracos como timidez, pouca experiência, e desorganização demonstram que o candidato de fato refletiu longamente sobre a pergunta. Outro ponto positivo é demonstrar coragem de fazer uma autoanálise e ter confiança em si mesmo para admitir suas fraquezas.

Por que devo te contratar, veja o exemplo:
“Minha contratação trará inúmeros benefícios para sua empresa. Além de possuir amplo conhecimento em gestão de projetos, acumulei X anos de experiência na função e também tenho vivência de X anos no segmento de mercado em que a empresa atua.

É necessário entender que o ponto forte é algo que te motiva e que você tem prazer em fazer. Já o ponto fraco é aquilo que te deixa entediado e desmotivado. Porém, os dois são habilidades, a diferença está no nível de desenvolvimento de cada um.

Podemos citar alguns exemplos de pontos a desenvolver como: comunicação, trabalho em equipe, melhoria nos relacionamentos, controle de estresse, gestão de tempo, foco, entre muitos outros.

Pontos de melhoria são aqueles comportamentos, competências, habilidades que não lhe são tão naturais. Você consegue identifica-los? Caso não consiga, peça feedbacks aos seus familiares, colegas de trabalho e superiores.

Seja detalhista: na hora de falar sobre o seu defeito, tende explicar-lo em detalhes. Não diga apenas “eu tenho nervosismo.” Fale como isso influencia o seu trabalho, como você acha que isso começou. Isso demonstra a capacidade de autoconhecimento.