O que é o Enem como funciona?

Perguntado por: egentil . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 5 votos

O resultado do Enem é um boletim individual com as notas da prova objetiva e da redação obtidas na avaliação nacionalmente unificada. Na prática, o resultado do Enem funciona como um vestibular, que pode ser usado para ingressar em faculdades, obter bolsas, como o Prouni, ou requerer o FIES.

Você pode usar a sua nota do Enem para conseguir uma bolsa integral ou parcial do Programa Universidade Para Todos – Prouni, o Sistema de Seleção Unificada – Sisu, bem como conseguir o Financiamento Estudantil – Fies.

Criado em 1998, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem o objetivo de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

O Enem não é uma prova obrigatória. Mas, quem deseja estudar em uma universidade particular com uma bolsa de estudo do Programa Universidade para Todos (Prouni), financiar o curso pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem realizar o Enem.

450 pontos

Para se inscrever são aceitas as notas de qualquer edição do Exame a partir de 2010, desde que o candidato tenha atingido um mínimo de 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação. Com uma pontuação próxima ao mínimo exigido é possível conseguir uma vaga nos cursos menos procurados.

Desvantagens: Algumas escolas da rede pública provavelmente têm computadores defasados. A internet pode cair no meio da aplicação da prova. Pode haver mais brechas para fraudes nos primeiros anos.

Quais são as universidades públicas que aceitam o Enem?

  • Acre. Ufac – Universidade Federal do Acre. ...
  • Alagoas. Ifal – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas. ...
  • Amazonas. Ufam – Universidade Federal de Amazonas. ...
  • Amapá Unifap – Universidade Federal do Amapá ...
  • Bahia. UFBA – Universidade Federal da Bahia.

Como é a prova?

  • Ciências da Natureza: Biologia, Química e Física;
  • Ciências Humanas: História, Geografia, Filosofia e Sociologia;
  • Linguagens, Códigos e suas Tecnologias: Português, Literatura, Língua Estrangeira, Artes, Educação Física e Tecnologias da Informação e Comunicação;
  • Matemática e suas tecnologias;
  • Redação.

No Brasil, o Enem é destinado a estudantes que estejam concluindo ou que já tenham concluído o Ensino Médio, o que geralmente ocorre entre os 17 e 19 anos de idade. Portanto, a idade mínima para fazer o Enem é 17 anos completos até a data de realização da prova.

Quem passar no Enem pode escolher qualquer faculdade que aceite a nota do exame como critério de seleção de candidatos. Existem instituições de ensino, públicas e particulares, que possuem como forma de ingresso, o desempenho no Enem, a partir de determinada edição.

O Enem não serve mais para obter certificação do ensino médio. Pois é. Quem não estiver matriculado em uma escola regular, não vai mais poder fazer o Enem para obter o certificado do ensino médio.

Quem fez todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral em escola privada.

Não há um limite máximo de vezes para fazer a prova, assim, é possível fazer o Enem quantas vezes o candidato achar necessário. Entretanto, é válido lembrar que é necessário pagar a taxa de inscrição cada vez que for fazer o exame.

Você pode usar a nota do Enem quantas vezes quiser: por exemplo, pode participar de todos os programas do governo listados aqui, se desejar e/ou cumprir os requisitos para eles. Já a validade da nota depende do programa. Se for o SiSU, por exemplo, só é possível usar a nota do último exame feito.

Com 500 pontos no Enem, você já pode concorrer a uma bolsa e garantir sua chance de estudar em uma boa universidade, com mensalidades bem mais em conta. Veja a tabela com as bolsas e descontos da Uniasselvi: 35% de bolsa com até 450 pontos de média. Sobe para 40% com média de 451 a 500 pontos.