O que são lipidios?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 2 votos

Os lípidos ou lipídios ou lipídeos são moléculas com um amplo grupo de compostos químicos orgânicos naturais, que constituem uns dos principais componentes dos seres vivos, formados principalmente por ...

Os lipídios são moléculas orgânicas formadas a partir da associação entre ácidos graxos e álcool, tais como óleos e gorduras. Eles não são solúveis em água, mas se dissolvem em solventes orgânicos, como a benzina e o éter. Apresentam coloração esbranquiçada ou levemente amarelada.

Lipídios são moléculas orgânicas importantes para os seres vivos e que funcionam como reserva energética, isolante térmico, impermeabilizante, entre outras funções.

O que são lipídios? Os lipídios, como já mencionado, são moléculas de gordura que, no organismo dos seres vivos, desempenham uma série de funções biológicas, principalmente o armazenamento de energia. Uma de suas características é que são facilmente armazenados pelo organismo, mas são difíceis de serem consumidos.

Os lipídios simples são aqueles que, quando sofrem hidrólise (quebra de uma molécula pela água) total, originam somente ácidos graxos e álcoois. Como exemplo temos gorduras, óleos e ceras. Os lipídios são moléculas insolúveis em água.

Função dos lipídios

  • composição de membrana celular (bicamada fosfolipídica);
  • armazenamento de energia no tecido adiposo;
  • isolamento térmico;
  • biodisponibilidade de ácidos graxos;
  • precursor de hormônios e sais;
  • auxílio na absorção de vitaminas lipossolúveis;
  • proteção de órgãos;

Grupos de lipídios
Existem quatro tipos principais de lipídios. São eles: glicerídios, cerídeos, fosfolipídios e esteroides. Os glicerídeos são facilmente encontrados nos alimentos de origem animal, como carnes, leite, óleos vegetais, ovos e queijos.

Os lipídios são classificados em dois tipos: aqueles como as gorduras e as ceras, que contêm ligações de ésteres e po- dem ser hidrolisados, e aqueles como o colesterol e outros esteróides, que não contem ligações ésteres e não podem ser hidrolisados.

Os lipídios são os principais depósitos de energia. Constituem o combustível celular ideal, pois cada molécula carreia grandes quantidades de energia por unidade de peso. Podem ser encontrados livres nas células como reserva energética e são as moléculas mais eficientes como reserva energética.

Os lipídios, também conhecidos como gorduras, são muitas vezes desprezados pelas pessoas. Porém, eles são a principal forma de armazenamento de energia no corpo, sendo acumulados no citoplasma das células de gordura, as chamadas células adiposas.

Os lipídios são substâncias químicas de baixa polaridade, por isso, insolúveis em água à temperatura ambiente, porém, solúveis em compostos ou solventes orgânicos, como o álcool, o éter, o clorofórmio, a acetona.

Ocorre a degeneração da retina, causando cegueira (este quadro clínico é similar à retinite pigmentosa. leia mais ). O sistema nervoso central pode ficar lesionado, provocando perda da coordenação (ataxia) e incapacidade intelectual. O diagnóstico é feito por meio de exames de sangue.

Sem dúvidas, o esteroide mais conhecido e mais importante é o colesterol, que, apesar de ser fundamental para o organismo, está bastante relacionado com problemas cardíacos. Fosfolipídios – Lipídios que possuem fosfato em sua estrutura e são encontrados nas membranas celulares e no tecido nervoso.

Os triglicerídeos são os lipídios mais abundantes na natureza e estão conformados por glicerol e três ácidos graxos, unidos mediante ligação éster. São conhecidos também como gorduras neutras, já que não contêm cargas elétricas e nem grupos polares.

(IFG) Os lipídios mais comuns nas células são os triglicerídeos (triacilgliceróis), fosfolipídios, glicolipídios e esteroides.

Lipídios simples
Nesse caso, os principais representantes são as gorduras, os óleos e as ceras. É importante ressaltar que a estrutura das gorduras e óleos é semelhante, com três moléculas de ácidos graxos conectadas a uma moléculas de glicerol.