O que são aminoácidos?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.4 / 5 3 votos

Aminoácidos são compostos de carbono, hidrogênio, oxigênio e nitrogênio - também chamado de azoto em Portugal - e alguns contêm enxofre, como a metionina e a cisteína. A estrutura geral dos aminoácidos apresenta um grupo amina e um grupo carboxilo. Os α-aminoácidos têm a carboxila e a amina ligados ao mesmo carbono.

Aminoácidos são nutrientes que executam diversas funções importantes para o nosso organismo, eles basicamente são essenciais para o desenvolvimento cerebral, celular e ósseo.

Os aminoácidos são partículas que compõe as proteínas e podem ser divididas em dois grupos: os não-essenciais e os essenciais. Compostos por 20 tipos diferentes, eles são responsáveis pelo funcionamento correto do organismo, bem como na formação de músculos, enzimas, células do sistema imunológico, entre outras coisas.

regeneração tecidual e celular; produção de anticorpos, células vermelhas no sangue e hormônios; sensação de saciedade.

Os aminoácidos são moléculas orgânicas que possuem, pelo menos, um grupo amina - NH2 e um grupo carboxila - COOH em sua estrutura. Os aminoácidos são utilizados na síntese de proteínas, as quais constituem músculos, tendões, cartilagens, tecido conjuntivo, unhas e cabelos, além de alguns hormônios.

Os aminoácidos são indicados para esportistas, fisiculturistas e praticantes de atividades físicas de forma geral. Além disso, os médicos também podem indicar o suplemento para o tratamento de doenças como encefalopatia hepática e degeneração espinocerebelar.

Frango, peru, coelho e peixes como salmão, sardinha, vieira, medo, bacalhau e atum são ricos em triptofano. O leite e seus derivados, em especial o queijo, também contêm praticamente todos os aminoácidos. E o ovo, especialmente, a clara, contém aminoácidos como isoleucina e valina.

Uma proteína é formada por no mínimo 50 moléculas de aminoácidos. Este é o seu tamanho mínimo. Já as maiores proteínas no corpo humano chegam a ter mais de 30.000 aminoácidos. As estruturas formadas por menos de 50 aminoácidos são chamadas de peptídeos.

Em resumo: carnes, incluindo peixes e aves, leite, queijo e ovos, além de leguminosas e cereais são as fontes de aminoácidos essenciais.

Na natureza é possível encontrar diversos deles, mas somente 20 estão presentes nos seres humanos e 11 são considerados naturais. A glicina, a alanina, a arginina, a serina, a cisteína e a tirosina são alguns exemplos.

Benefícios dos aminoácidos essenciais e não essenciais

  • Contribuição para o fortalecimento de unhas, cabelos e pele;
  • Auxílio na regeneração de tecidos;
  • Atuação na manutenção de funções corpóreas básicas;
  • Participação no crescimento e desenvolvimento tecidual;
  • Ajuda no alívio de estresse.