O que quer dizer Copy no Instagram?

Perguntado por: amaia . Última atualização: 17 de julho de 2023
3.9 / 5 10 votos

O que é copy para Instagram? O copy é o texto produzido a partir da técnica de escrita persuasiva com o objetivo de conversão. Ele conduz o leitor a realizar uma ação que é determinada de acordo com a estratégia de vendas.

Uma copy é um texto que tem um único objetivo: a conversão. Em suma, são técnicas de escrita persuasiva para compor textos que vendem. Esse conceito é aplicado há muitas décadas. Você poderia encontrar uma copy em uma página de jornal nos anos 1960 em formato de anúncio, por exemplo.

Copywriting é o processo de produção de textos persuasivos para ações de Marketing e Vendas, como o conteúdo de emails, sites, catálogos, anúncios e cartas de vendas, por exemplo. O profissional responsável pelo desenvolvimento do texto (também chamado de copy) é conhecido como Copywriter.

O preço da redação de textos publicitários (copy) costuma ser de R$ 1.500 a R$ 3.000, embora isso dependa do tipo de projeto, pois podemos encontrar preços de R$ 5.000 para um projeto de site básico, e entre R$ 7.500 e R$ 12.500 (podendo atingir valores mais altos) para um projeto de site completo.

Copywriting ou somente Copy como é popularmente conhecida, é uma técnica de Marketing e Vendas que traz excelentes resultados. A técnica consiste em escrever textos persuasivos com o objetivo de fazer com o que o público se envolva com a sua empresa.

Como viu, um Social Media é um profissional que vai atuar em diversas áreas do marketing digital. Em contrapartida, o Copywriter é o profissional responsável em construir narrativas de vendas, podendo ser ele também um estrategista digital.

Copywriting, ou copy, no marketing digital, trata-se de um texto com objetivo de conversão. Através de técnicas de persuasão e gatilhos mentais, o copy possui o fim de levar o leitor a efetuar uma ação, como comprar um produto ou fazer o cadastro no site, etc.

Geralmente, o título de um copy tem um dos três objetivos abaixo: Persuadir o leitor a realizar uma ação. Atrair a atenção do consumidor para alguma informação importante.

Onde utilizar o Copy?

  • blog posts;
  • fluxos de nutrição;
  • sites de venda;
  • landing pages;
  • banners;
  • propagandas de TV.

1 – Crie títulos atraentes. Esta é a primeira regra e uma das mais importantes. Isso porque o título pode tanto atrair o leitor quanto despertar sua curiosidade para a leitura.

Onde aplicar Copywriting

  • Redes Sociais;
  • Sites e Blogs;
  • Aplicativos;
  • Portais e plataformas como Youtube.

É comum que os valores iniciais desses serviços sejam a partir de R$ 500 e variem até R$ 5 mil ou mais — tudo depende da experiência do copywriter e do tipo de job que precisa ser realizado.