O que é o marketing estratégico?

Perguntado por: umata . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

O que é marketing estratégico? Trata-se de um planejamento que alia as ações de marketing (campanhas, posts, anúncios) com os planos estratégicos gerais do negócio. Assim, é uma visão mais voltada para objetivos, metas, indicadores e propostas mais amplas da empresa. Pensar na estratégia é estabelecer metas e prazos.

A função do marketing estratégico é seguir a evolução do mercado de referência e identificar os diferentes produtos-mercado e segmentos atuais ou potenciais, na base da análise da diversidade de necessidades a satisfazer (LAMBIN, 2000).

Por isso, conta com fases de planejamento, implementação e avaliação – as quais vamos detalhar mais à frente neste artigo. O propósito é oferecer condições para a companhia atingir as metas estipuladas dentro da sua realidade financeira e no prazo correto.

Marketing estratégico é a criação de campanhas planejadas com critérios específicos, objetivos predefinidos e um plano de ações completo. Envolve a utilização das melhores ferramentas para captar e interpretar dados e empregá-los no embasamento de peças de marketing sob medida para aprimorar seus KPIs.

Atualmente, as principais estratégias de marketing disponíveis são: outbound marketing; inbound marketing; marketing digital; marketing de Relacionamento; marketing de produto; e endomarketing.

Marketing é uma área focada na geração de valor sobre o produto, serviço ou sobre a própria marca de um negócio, tendo como objetivo a conquista e a fidelização de clientes.

Para acertar e obter bons resultados, o marqueteiro precisa atentar-se nas 4 etapas do processo de marketing, que se divide em: análise das oportunidades de mercado, definição da estratégia, planejamento das ações e gestão dos esforços de marketing.

elas permitem que você pense em formas diferenciadas de alavancar o seu negócio, a partir de ações de baixo custo e alto impacto que sejam criativas e voltadas para o consumidor ideal; não há escapatória: a grande maioria das empresas adota ações de marketing para se destacar no mercado.

Os 4 Ps do marketing (Mix de Marketing ou Composto de Marketing) são um conjunto de fatores que uma empresa pode aproveitar para realizar estratégias que a ajudem a obter resultados positivos nas vendas. A definição de cada um dos 4 Ps é: produto, preço, praça e promoção.

Podemos iniciar o planejamento do Marketing Estratégico a partir de três questões básicas:

  • Segmentação — em que mercado competirá?
  • Posicionamento — como competirá?
  • Cronograma — quando competirá?

Se a estratégia é o plano de longo prazo, a tática são as etapas a curto prazo que ajudam a atingir as metas menores. O planejamento tático é o ato de desmembrar o plano estratégico em ações a curto prazo.