O que um profissional de marketing precisa saber?

Perguntado por: aarruda . Última atualização: 17 de julho de 2023
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É papel do profissional de marketing criar estratégias para tornar produtos ou serviços mais atraentes para os consumidores e, assim, aumentar as vendas. Para conquistar esse objetivo com excelência, ele precisa conhecer áreas como análise de dados, comportamento do consumidor, marketing digital, publicidade e vendas.

8 habilidades indispensáveis para o profissional de marketing

  • Capacidade analítica.
  • Conhecimento de ferramentas e técnicas.
  • Trabalho em equipe.
  • Proatividade.
  • Organização.
  • Criatividade.
  • Flexibilidade.
  • Vontade de aprender.

Área responsável por gerenciar toda a estratégia de publicidade, incluindo negócios, vendas e técnicas. A equipe supervisiona todo o material, os clientes e os contratos, além de implementar campanhas e lidar com orçamentos, análises e dados de desempenho.

Um profissional de marketing deve possuir algum tipo de formação na área. Pode ser desde uma faculdade de publicidade e propaganda, ou cursos e certificados na área, além de especialização e outros. Para informar sua formação como profissional do marketing, comece pela instituição de ensino, caso tenha.

O curso de Tecnólogo em Marketing tem uma duração menor, em média 2 anos. Essa formação possui uma grade curricular muito semelhante ao bacharelado, porém mais focado em uma determinada área do Marketing, com disciplinas de caráter mais prático.

O departamento de marketing tem como principal tarefa o estudo do mercado e dos clientes, além da elaboração de estratégias que atingem de forma efetiva e tornem a marca relevante para esses futuros clientes, resultando em mais vendas.

Analista de Marketing / Cientista de Marketing
O salário inicial para esse profissional é de R$ 2.578, podendo chegar a R$ 4.966. A média salarial para Analista de Marketing é de R$ 3.574.

A função do marketing em uma empresa gira em torno de como uma organização pode entender o mercado e satisfazer suas necessidades e desejos através de produtos e serviços. Dessa forma, deve-se estabelecer um público-alvo por meio de experiências consistentes que envolvam sua marca e o que ela comercializa.

Um profissional de Marketing pode trabalhar, por exemplo, na realização de postagens que agregam valor a um perfil, reforçando a autoridade de uma pessoa ou marca no mercado. Além disso, ele é capaz de atuar em muitas outras plataformas e com diversas funções dentro da produção de conteúdo para a internet.

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  • Conclusão.

Não é obrigatório ter um diploma superior para exercer esta profissão. No entanto, grande parte das empresas prefere contratar profissionais formados na área. Dentre as principais atividades desenvolvidas por profissionais de Marketing, destacamos: Realizar estudos de mercado para identificar o perfil dos consumidores.

As especialidades com os melhores salários são Profissional de Relacoes Institucionais e Governamentais, Gerente de Comunicacao e Gerente de Marketing. Essas informações são baseadas nas 137333 contratações que aconteceram no último ano, em todo o Brasil. Estude Marketing pagando menos!

Basicamente, o marketing tradicional trabalha com meios de comunicação clássicos, como a televisão, o rádio e a mídia impressa (jornais e revistas). Já o digital atua na web, principalmente nas redes sociais.

Atualmente, as principais estratégias de marketing disponíveis são: outbound marketing; inbound marketing; marketing digital; marketing de Relacionamento; marketing de produto; e endomarketing.