Qual é o perfil do profissional de marketing?

Perguntado por: rpeixoto . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 9 votos

O que faz um profissional de marketing envolve muito mais do que colocar campanhas no ar. Além de um perfil analítico e inovador, o especialista precisa conhecer o mercado, criar personas e gerenciar conteúdos de valor para seus leads.

Este é o profissional que desenvolve ações focadas no relacionamento com prospects e clientes em diferentes canais digitais. Além disso, é ele quem atua na área, o que coloca a mão na massa mesmo, analisa o mercado a sua volta para manter-se atualizado sobre as mais recentes ferramentas disponíveis.

8 habilidades indispensáveis para o profissional de marketing

  • Capacidade analítica.
  • Conhecimento de ferramentas e técnicas.
  • Trabalho em equipe.
  • Proatividade.
  • Organização.
  • Criatividade.
  • Flexibilidade.
  • Vontade de aprender.

O principal objetivo do marketing pessoal é o de uma construção e manutenção de valor com relação ao seu nome e reputação profissional, para aumentar as chances de obtenção e fidelização de consumidores.

As responsabilidades do gerente de marketing incluem rastrear e analisar o desempenho de campanhas publicitárias, gerenciar o orçamento de marketing e garantir que todo o material de marketing esteja alinhado com a identidade de nossa marca.

Segundo o Ministério do Trabalho (atual Ministério da Economia), os profissionais de Marketing precisam ser criativos, flexíveis, ter capacidade de abstração, ter habilidades de comunicação, ser empático e ter um bom relacionamento interpessoal, dentre tantas outras competências e habilidades.

O departamento de marketing tem como principal tarefa o estudo do mercado e dos clientes, além da elaboração de estratégias que atingem de forma efetiva e tornem a marca relevante para esses futuros clientes, resultando em mais vendas.

Um profissional de marketing deve possuir algum tipo de formação na área. Pode ser desde uma faculdade de publicidade e propaganda, ou cursos e certificados na área, além de especialização e outros. Para informar sua formação como profissional do marketing, comece pela instituição de ensino, caso tenha.

O curso de Tecnólogo em Marketing tem uma duração menor, em média 2 anos. Essa formação possui uma grade curricular muito semelhante ao bacharelado, porém mais focado em uma determinada área do Marketing, com disciplinas de caráter mais prático.

Abaixo, seguem exemplos de objetivos de marketing mais comuns: Aumentar o market share. Elevar o conhecimento da marca e o engajamento dos clientes. Garantir a satisfação dos clientes.

Exemplos de objetivos de Marketing:
Aumentar a fidelização dos clientes. Aumentar o reconhecimento da marca. Aumentar a audiência/base de dados. Aumentar os pedidos de informação (leads)

Salários do cargo de Marketing – Brasil
A remuneração variável de Marketing em Brasil é de R$ 10.000, variando entre R$ 4.225 e R$ 24.000. As estimativas de salários têm como base 3075 salários enviados de forma sigilosa ao Glassdoor por pessoas com o cargo de Marketing nessa localidade (Brasil).

R$ 6.840

Salários do cargo de Assistente De Marketing – Brasil
A média salarial de Assistente De Marketing é de R$ 6.840 por mês nessa localidade (Brasil). A remuneração variável de Assistente De Marketing em Brasil é de R$ 4.800, variando entre R$ 2.375 e R$ 7.500.

R$ 3.164,00

No cargo de Gestor de Marketing se inicia ganhando R$ 1.818,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 5.623,00. A média salarial para Gestor de Marketing no Brasil é de R$ 3.164,00. A formação mais comum é de Graduação em Comunicação Social.

As especialidades com os melhores salários são Profissional de Relacoes Institucionais e Governamentais, Gerente de Comunicacao e Gerente de Marketing. Essas informações são baseadas nas 137333 contratações que aconteceram no último ano, em todo o Brasil. Estude Marketing pagando menos!

Os 4 Ps do Marketing podem impulsionar as estratégias de marketing e publicidade da sua pequena empresa. São eles: Produto, Preço, Praça e Promoção.