O que quer dizer arquivem os autos?

Perguntado por: hbrito . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Corresponde a esta: (os autos) sejam arquivados. No caso, poderia ocorrer também o singular, a depender do contexto: Arquive-se. Isto é, seja arquivado (o feito, o processo).

Bom dia, significa que o processo transitou em julgado , ou seja, não cabe mais nenhum recurso, assim como, se a outra parte recorreu, talvez o recurso lhe tenha sido favorável, retornou para o juízo de origem e esse mandou cumprir o que estava na decisão do tribunal, apesar de que deveria ou deverá sair uma intimação ...

Um processo pode ser arquivado quando todas as ações que o juiz ou as partes (a pessoa que processou e o processado) poderiam fazer, já foram feitas, ou seja, quando nada mais pode ser feito nesse processo.

Significa que um juiz ou uma juíza determinou o arquivamento do processo, porque não é cabível mais nenhum recurso.

Guardar em arquivo. 2. [Figurado] Coleccionar , guardar.

Com uma pesquisa realizada por número de CPF, é possível identificar a existência de ações onde você eventualmente conste como parte. É possível também solicitar certidão judicial, de forma gratuita e online, onde constará a existência ou não de ações judiciais nas quais o solicitante é parte.

Quando um processo é baixado ele se torna indisponível para consulta e pesquisas dos usuários comuns. Já quando o processo é arquivado, apesar de não estar mais em tramitação, ele ainda fica disponível para consultas e pesquisas, por qualquer usuário.

O arquivamento do processo é uma ação no sistema para informar que o processo foi arquivado e não terá mais movimentação. Significa, portanto, que sua tramitação cessou, e se caracteriza pelo fim da ação administrativa que determinou a produção do documento.

Se o motivo do arquivamento foi dado pelo trânsito em julgado da ação, quando de sua finalização após decisão do juízo, o processo estará arquivado definitivamente, não podendo mais ser reaberto.

O artigo 10 do Código de Processo Penal estabelece, como regra geral [2], o prazo de 30 dias para conclusão do inquérito policial, caso o indiciado esteja solto.