O que acontece se não depilar a virilha?

Perguntado por: emota . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 11 votos

Apesar disso, atualmente, pode ser chocante ver que alguma delas não está depilada, especialmente em regiões íntimas. O que é esquecido muitas vezes é que os pelos têm função no corpo feminino.

A depilação de virilha completa não prejudica a saúde e nem causa riscos à mulher. Portanto, é apenas uma questão de preferência estética. Não há nenhum tipo de relação da presença de pelos ou não na região íntima com a higiene pessoal.

Não está documentada a relação direta entre a ausência de pelos púbicos e um maior risco de infeções sexualmente transmissíveis. Depilar ou não a zona íntima é uma opção da mulher.

Segundo a dermatologista Dra. Silvia Quaggio, os pelos são responsáveis pela temperatura corporal, ajudam na barreira contra infecção por bactérias, fungos e age da secreção do suor e nosso feromônio. Porém, mesmo tendo todas essas funções e proteções, o ato de depilar é indiferente quanto a nossa saúde.

Em geral, recomendamos depilar a cada dois a três dias se você deseja uma depilação limpa; três a cinco dias se deseja apenas estilizar ou aparar; se deseja deixar os pelos crescer, basta parar de depilar. A velocidade do crescimento também depende da área do corpo.

7 passos para a depilação com lâmina ficar perfeita

  1. Fazer uma esfoliação antes. ...
  2. Fazer a depilação no banho. ...
  3. Usar creme de barbear para depilar. ...
  4. Depilar no sentido do crescimento dos pelos. ...
  5. Lavar a lâmina durante a depilação. ...
  6. Aplicar creme hidratante depois. ...
  7. Só usar a lâmina 3 vezes.

De acordo com a dermatologista, essa afirmação não passa de um mito. Os pelos não nascem mais grossos quando são depilados com lâmina. “A sensação de maior espessura do fio se dá porque você corta ele ao meio, mas depois ele afina naturalmente, tendo o mesmo comprimento e espessura”, explica Dra.

O fluxo da menstruação pode se espalhar pela vulva e se acumular nos pelos, o que deixa um odor característico. A depilação, nesse caso, ajuda na hora de fazer a higiene íntima, mas não é indispensável.

A região dos grandes lábios é uma área que muitas mulheres não gostam de ter pelos, pois há muitos incômodos e problemas relacionados aos pelos dessa área. Por isso, a depilação a laser nos grandes lábios pode ser o ideal para lidar com isso!

A remoção total dos pelos da genitália feminina é mais preferida por mulheres e homens com maior frequência sexual, assim como por mulheres que estão mais satisfeitas com a aparência de seus órgãos genitais e sentem desejo sexual mais frequentemente.

Mito. A retirada dos pelos por depilação não impede o seu crescimento. Isto só aconteceria se, durante a depilação, o bulbo piloso, que forma o pelo, fosse destruído.

O ato de depilar não faz seus pelos crescerem mais rápidos, sua genética sim. A textura e o crescimento dos pelos são determinados pelos seus genes.

Seja qual for seu método de depilação, esfoliar as áreas depiladas um pouco antes – cerca de três dias – pode ajudar e muito! Massagear suavemente o esfoliante vai eliminar as células mortas, controlar a oleosidade, liberar o folículo e, por consequência, diminuir os riscos do encravamento.

É ideal que o pelo tenha entre 5 e 7 milímetros, ou seja, cerca de 0,5 e 0,7 cm. Esse comprimento mínimo é importante para que a cera consiga “grudar” nos fios e arrancá-los com mais facilidade.

Algumas meninas preferem começar a tirar os pelos do buço, axila e meia perna logo na pré-adolescência, por volta dos 10, 12 anos de idade, enquanto que os meninos ficam esperando ansiosamente pelo nascimento dos pelos nessas regiões.