Onde tem vôngole no Brasil?

Perguntado por: nsalgado2 . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 8 votos

Estes frutos do mar vivem soltos nas areias das praias, geralmente desertas, do amplo litoral brasileiro. Os nossos vôngole são da região de Santa Catarina.

Na Itália, é chamado de Vongole e no Brasil, Lambreta. Gosto demais! Em Portugal, chamam de Ameijoas.

Temporada de vôngole vai até janeiro com preços a partir de R$ 30 o quilo.

O Vôngole ou Berbigão é um molusco bivalve marinho da família dos venerídeos, comestível e de ampla ocorrência no litoral brasileiro, onde vive enterrado no lodo. Tais moluscos possuem coloração branca amarelada, superfície externa lisa com manchas e padrões variados.

Vongoles são estas conchas gordinhas, muito consumidas também na Itália. Enquanto Sururu são estas conchas mais achatadinhas que são bastante populares no Nordeste do Brasil.

No Brasil, as amêijoas são mais frequentemente conhecidas pelo seu nome em língua italiana "vongole" (palavra do gênero feminino, plural de "vongola") embora também sejam chamados regionalmente de marisco-pedra, massunim, sarnambi ou berbigão.

Após cerca de cinco minutos de fervura, a maioria das conchas estará aberta. As que não abrirem estarão estragadas e deverão ser descartadas." É preciso tomar cuidado na hora da compra. "Se o produto estiver com cheiro de ovo, enxofre ou amônia não deve ser adquirido.

Mexilhão e vôngole
Guarde na geladeira por até 24 horas, em sua própria concha. Na hora de limpar, esfregue bem as conchas com uma escova sob água corrente. Um jeito fácil de abri-los é cozinhando com pouca água – as conchas abrem com o calor.

São usados em caldeiradas, ensopados, paellas ou para acompanhar massas e peixes grelhados. Diferenciar os dois tipos de frutos do mar é simples, pois há diversas diferenças tanto na aparência quanto no sabor. “O vôngole tem um sabor mais delicado que o mexilhão e um retrogosto (gosto final) levemente picante.

O berbigão distribui-se desde as Índias Ocidentais até o Uruguai, ocorrendo ao longo de toda a costa brasileira. Habita áreas protegidas da ação de ondas e de correntes, tanto na faixa entremarés como no infralitoral raso, onde enterra-se superficialmente no substrato lodoso ou areno-lodoso.

Para limpar o vôngole, as conchas devem ser cobertas com água limpa e salgada (cerca de dois litros de água com duas colheres de sal para cada quilo de vôngole) e deixadas de molho por dez a 15 minutos, ensina Alessandro Nicola, professor de gastronomia do Centro Universitário Senac.

Passo a passo para limpar os vôngoles

  1. Mergulhe os moluscos bivalves dentro da bacia ou tigela com a água a 50ºC e deixe-os de molho por cerca de 10 a 20 minutos.
  2. Eles começam a mostrar suas carinhas. É nessa hora que expelem a areia.

Vôngole. O vôngole tem tamanho menor que o mexilhão e é cozido com as conchas fechadas, quando rapidamente se abrem os que estão no ponto certo para terem sua carne apreciada. Pequeno, vai muito bem como aperitivo, inclusive acompanhado com pães e manteiga derretida.