Qual a diferença entre Alá e ponta?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.4 / 5 12 votos

O ala não é tão ofensivo quanto o extremo. Ele entra inicialmente na linha à frente dos zagueiros, ou seja, funciona mais na transição entre defesa e ataque. Assim, não cumpre a mesma função do ponta no campo de jogo. Dessa forma, os dois podem funcionar muito bem juntos em um esquema de jogo.

Qual a diferença entre ala e ponta? O ponta geralmente joga em esquemas com três atacantes e entra inicialmente na última linha ofensiva. Assim, aparece mais no último terço do campo, criando jogadas de ataque pelos lados e ajudando na recomposição defensiva. O ala não é tão ofensivo quanto o extremo.

O ala ou extremo é uma das cinco posições no basquete, mais conhecida em português como posição 3 e em inglês como small forward, ou simplesmente SF. Os alas são responsáveis por marcar muitos pontos, equivalendo aos atacantes do futebol, porém, também tem funções de defesa e, muitas vezes, focam em rebotes e passes.

Em inglês, essa posição recebe o nome de small forward, indicando que esse é o ala mais baixo e menos forte — o jogador da posição 4 é o power forward ou ala de força. O ala é o jogador que melhor mescla as funções ...

O ala ou extremo, tem uma função parecida com a do armador, que precisa “ler” todo o campo de jogo. A responsabilidade de fechar um contra-ataque é totalmente dele e do ala-armador. Qual é a função do armador? O armador de estrutura de concreto armado prepara os ferros e armações para construção civil.

Ponteiro, ponta ou extremo é uma das posições do futebol. O jogador que desempenha esta função atua como um atacante pelos lados do campo, normalmente perto da região do escanteio.

O Ala deve se deslocar constantemente, com ou sem bola, utilizando bem os espaços vazios, tendo grande percepção das jogadas e precisão nos passes. Devem saber marcar e atacar na mesma proporção, ter excelente controlo de bola, dribles e boa finalização.

Ala-pivô ou extremo-poste é uma das cinco posições no basquete, mais conhecida em português como posição 4 e em inglês como power forward, ou simplesmente PF. Tim Duncan é lembrado como um dos grandes alas-pivôs da NBA. Eles desempenham um papel semelhante ao do pivô (center, em inglês).

O ala-pivô é o jogador de basquete que atua mais próximo da cesta e dentro do garrafão, mas tem mais mobilidade que os pivôs.

ALA X LATERAL
Portanto, as ações dos laterais visavam exclusivamente a marcação. Com o avanço da tática no futebol, a função deixou de ser apenas de combate, mas continua com o mesmo posicionamento inicial. O ala tem uma função mais ofensiva, isso que o diferencia do lateral.

O Ala (Espanhol: ala; italiano: esterno; inglês: Winger) é um jogador em constante movimento para frente e para trás utilizando as laterais da quadra (ala esquerda e ala direita), entre a defesa e o ataque. Esta posição não é tão ofensiva como o pivô, mas não tão defensiva como o fixo.

Já que foi notado de que o posicionamento inicial de um lateral é ao lado do zagueiro e em uma linha de 4 ou de 5, e de que o de um ala é à frente dos três zagueiros do time. Um jogador por si só não altera o seu posicionamento dentro da equipe.

Ala-armador ou extremo-base é uma das cinco posições no basquete, mais conhecido em português como posição 2 e em inglês como shooting guard, ou simplesmente SG. O objetivo principal de um ala-armador é marcar pontos para seu time e roubar a bola na defesa.

No Basquete há, em geral, três posições: armador, ala e pivô. É possível ver também algumas variações (ala/armador e ala/pivô), ou seja, jogadores que fazem duas posições no jogo.