O que prende o cavalo?

Perguntado por: iguterres . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.2 / 5 7 votos

Cabresto. O cabresto é feito de corda ou couro e serve para prender o cavalo e controlar seus passos. Quando ele é ainda um potro, usa-se o cabresto de fita larga para não causar machucados na pele.

Um colar de cavalo é uma parte do arreio usado para distribuir a carga em volta do pescoço e ombros de um cavalo ao puxar uma carroça ou arado. O colar frequentemente apoia um par de peças metálicas ou de madeira curvadas, chamadas hames, em que a meada do chicote está ligada.

A sela é o equipamento mais importante na lida com o cavalo. Um equipamento bem ajustado, equilibrado e feito com material de qualidade, é sinônimo de segurança e longevidade para o cavalo e o cavaleiro.

O conjunto de equipamentos de montaria inclui a sela, o estribo, o cabresto e os demais itens que se devem prender ao cavalo.

A palavra origina-se do latim stabulum. Especificamente para cavalos pode ser usada a palavra cavalariça. Estábulo para cavalos. A designação abarca uma grande variedade de construções, antigas e contemporâneas; de ordem real, militar e civil.

O capacete de hipismo na cavalgada é obrigatório para menores de 18 anos e também é recomendado para os iniciantes na prática.

Antolhos é um acessório que se coloca na cabeça de animal de montaria ou carga para limitar sua visão e forçá-lo a olhar apenas para a frente, e não para os lados, evitando que se distraiam ou se espantem e saiam do rumo.

É uma vestimenta tradicional japonesa, que era usada inicialmente para proteger a perna dos cavaleiros. Os samurais usam o Hakama para facilitar a movimentação, e também para dificultar que o adversário em um combate possa visualizar o movimento de suas pernas.

Travessão ou Chincha para Cavalo serve para segurar as Encilhas na hora de encilhar o cavalo (preparar o Cavalo para a montaria). É o item principal do conjunto que compõe a Chincha ou Travessão, a Barrigueira e o Par de Látegos/Lático.

Então, a ferradura é uma proteção colocada no casco para evitar desgaste. Como é pregada em uma parte do tecido já morta semelhante às nossas unhas, o animal não sente dor durante a sua colocação.

A viseira do burro é uma indumentária imposta pelo homem, fazendo o pobre quadrúpede enxergar só o que tem na sua frente.

– para o manejo dos cascos dos cavalos. Na parte de suplementação, o Kronus é um sal mineral próprio para equinos que vem sendo uma importante ferramenta para uso diário.

Leve a manta com cuidado e devagar até o focinho do cavalo, aguarde um tempinho para ele sentir o odor da peça. Na sequência, passe-a delicadamente pelo pescoço e dorso do cavalo, de um lado para o outro. Posicione-a na cernelha (protuberância dos ombros) do cavalo.

Afinal, por que cavalo precisa usar ferradura? Por mais que, para alguns, a ferradura se pareça com um objeto de tortura, ela é usada com o propósito de proteger o casco do cavalo, contribuindo para evitar o desgaste, a quebra e outros danos à estrutura, prejudiciais para o próprio animal.

Os responsáveis pela segurança e pelo correto manejo de toda a cavalhada são os guias, que vão encilhar, desencilhar e apertar os arreios durante toda a cavalgada.