O que pode ser soluçar várias vezes ao dia?
Muitos fatores podem estar envolvidos, vinculados à problemas físicos e também emocionais. O soluço pode sinalizar ansiedade, pânicos e até mesmo depressão. Na parte física, ele pode ser um sintoma de uma diabete mal controlada, problemas estomacais e respiratórios, causas neurológicas, cardiológicas, entre outras.
Quais os riscos do soluço
Embora possa parecer um incômodo inofensivo, o soluço constante, por vários dias, seguidos pode indicar disfunção em órgãos do aparelho digestivo. Em casos mais graves – e raros – pode, inclusive, levar o paciente a óbito.
Quantas vezes é normal soluçar
Na maioria das vezes é inofensivo, possui uma frequência média de quatro por minuto e desaparece espontaneamente em alguns minutos. Segundo o médico-cirurgião do Einstein, Dr. Sidney Klajner, o mecanismo que causa soluço ainda é desconhecido e envolve as vias neurológicas que formam um arco reflexo.
O que pode ser a causa do soluço
O soluço pode ser desencadeado por diferentes causas, sendo algumas delas comer demais, beber bebidas gaseificadas, mascar chicletes e o uso de cigarro. Além disso, algumas causas mais graves podem ser destacadas, como estresse, ansiedade, depressão e doenças neurológicas, respiratórias e digestivas.
Quando o soluço é preocupante
Soluços episódicos, por serem habituais e por cessarem espontaneamente, não necessitam de avaliação. No caso de soluços persistentes por mais de 48 horas, há necessidade de investigação de alguma causa que se apoia em doenças clínicas.
É normal ter soluço toda hora
No entanto, os soluços se tornam preocupantes quando são recorrentes ou permanecem por mais de 48 horas, nesses casos é necessário uma avaliação médica. Muitos fatores podem estar envolvidos, vinculados à problemas físicos e também emocionais. O soluço pode sinalizar ansiedade, pânicos e até mesmo depressão.
É normal soluçar 5 vezes ao dia
As causas são extensas; os soluços constantes podem estar relacionados ao refluxo, ao consumo de bebidas alcoólicas ou gasosas, e a problemas de respiração. Se você está passando por uma crise de soluços que já dura mais de um dia inteiro, a nossa recomendação é procurar um especialista.
Como acabar com soluço de refluxo
O cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui e a otorrinolaringologista Tanit Sanchez explicam que cada um tem seu jeito de parar o soluço, mas existem algumas medidas que podem ser mais eficientes, como segurar a respiração e soltar aos poucos ou dobrar o corpo para a frente e tomar um gole de água de uma garrafinha.
Porque o frio da soluço
“Até mesmo o frio pode causar soluços, o que acaba sendo muito comum na prática do consultório os pais relatarem soluço na hora do banho”, completa. Ela explica que o soluço acontece devido a um espasmo, uma contração do músculo diafragma, que está logo abaixo dos pulmões, intimamente ligado à respiração.
Quais medicamentos podem causar soluço
Aqui estão algumas das drogas mais comuns que desencadeiam nossos soluços:
- Barbitúricos (metoexital)
- Antibióticos (azitromicina)
- Fenotiazinas (perfenazina)
- Opioides (hidrocodona)
- Benzodiazepínicos – midazolam, lormetazepam e lorazepam.
- Esteróides – dexametasona, metilprednisolona, oxandrolona e progesterona.
Porque dexametasona causa soluço
Medicamentos que causam interação neural podem causar crises de soluço, como anti-inflamatórios esteroidais (corticoides) -- como prednisona e dexametasona e também anestésicos como os que podem ser utilizados na odontologia.
Qual é o médico que trata de soluço
Dr. Carlos Reginato: Clínico Geral ou Gastroenterologista, que é o médico do sistema digestivo.
Qual a gravidade do soluço
Não é sério: Os soluços podem ser um pouco embaraçosos, mas raramente são graves. Quase todo mundo tem soluços de vez em quando. Moderadamente sério: Se os soluços ocorrerem com frequência e houver outros sintomas preocupantes ou incomuns, você deve consultar um médico.