O que pode ser sangramento fora do período menstrual?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Miomas uterinos – sangramento fora do período menstrual com coágulos pode indicar a presença desses tumores benignos que se foram no útero. Esse quadro é bem comum em mulheres que já engravidaram anteriormente. Infecção – os escapes, em alguns casos, estão relacionados a algum tipo de infecção nos órgãos reprodutivos.

Contudo, fluxo intenso de sangue fora da menstruação deve ser analisado por um especialista. "Geralmente, esse sangramento atípico vem acompanhado de cólicas e pode indicar um mioma ou pólipo benigno, que são tratáveis.

Via de regra, sangramento vaginal fora do período menstrual são normais e esperados apenas nas primeiras relações sexuais da mulher. Dito isso, quaisquer outros tipos de sangramento devem ser vistos como sinais de que algo não vai bem na sua saúde íntima e que é hora de buscar uma avaliação ginecológica.

infecção nos órgãos reprodutivos: clamídia, gonorreia, vaginite e doença inflamatória pélvica são algumas das infecções que podem causar hemorragias entre as menstruações; tumores malignos: os cânceres de colo do útero, de vagina e de endométrio têm o sangramento vaginal como um dos seus sintomas.

O sangramento de escape é também um sintoma comum do início de gravidez. Cerca de 1 em cada 4 pessoas tem sangramentos de escape, geralmente entre a 5ª e 8ª semanas de gestação (ou cerca de 1 a 4 semanas após a data prevista para o período menstrual seguinte) (6).

Sangramento e câncer: qual a relação? O sangramento também pode, em alguns casos, ser sinal de câncer. Como exemplo, cito o sangramento retal, que pode indicar um tumor de canal anal, de reto ou de intestino grosso. Já o sangramento vaginal pode representar a existência de um tumor na região do endométrio.

Na maioria dos casos, o sangramento de escape apresenta uma cor diferente do vermelho vivo período menstrual, podendo ser mais puxado para o marrom ou ainda num tom cor de rosa. Além disso, trata-se de um sangramento bem leve, podendo ser só uma manchinha que você percebe na roupa íntima ou no papel higiênico.

Estresse – Períodos em que a mulher enfrenta altos níveis de estresse podem desequilibrar as atividades hormonais e causar o sangramento de escape. Pólipos uterinos – Formações benignas de tecido no interior do útero. Infecções – Fungos, bactérias e parasitas podem causar infecções e sangramentos vaginais.

Sua cor é marrom claro ou rosa. Os sinais do sangramento de escape podem aparecer a qualquer momento, mas sua menstruação tem um ciclo próprio. Ele pode ocorrer no meio do ciclo, já que está ligado principalmente à ovulação, mas às vezes é um sinal de outras alterações no seu corpo.

Assim que a ovulação está para acontecer, o seu corpo produz mais fluidos cervicais. Você pode ver esse fluido na roupa íntima ou no papel higiênico quando você vai ao banheiro. Ele se torna mais elástico, mais claro, mais molhado e escorregadio – como uma clara de ovo.

A maioria das pacientes com essa neoplasia apresenta sangramento vaginal anormal ou algum corrimento. No primeiro caso, pode-se notar um aumento do fluxo nos ciclos menstruais, sangramento irregular entre os períodos ou, ainda, hemorragia pós-menopausa.

Causas de sangue na urina
As principais, são: Infecções urinárias: a cistite, especialmente nas mulheres, é a ocorrência infecciosa mais comum. Nestes casos, o sangramento costuma acontecer no fim da micção e pode ser acompanhado de ardência. Outra possibilidade é a infecção do rim.

Causada pelo fungo Candida albicans, a infecção apresenta alterações no aspecto do corrimento, que se torna mais amarelado e com aspecto coalhado, com a presença de laivos de sangue.

O sangramento de implantação também pode ser marrom ou rosa claro. Mas não dá para ter certeza se alguma forma de sangramento, de qualquer cor, no início da gravidez, é inofensiva. Se estiver preocupada, consulte o seu médico.

Cólicas suaves e pouco sangue
O fenômeno ocorre logo após a concepção, entre 6 e 12 dias após a ovulação. É o mesmo período em que deveria chegar a menstruação. Por isso, o sangue que marca o início da gravidez pode ser confundido com mais um ciclo menstrual.

Logo no início da gestação é comum ocorrer o sangramento chamado de sangramento de implantação ou nidação, que costuma ser leve e rosado, mas também pode ter cor avermelhada.