O que pode ser muita tosse com catarro?
Tosse com catarro transparente normalmente indica uma infecção viral, enquanto o catarro verde ou amarelado pode significar uma causa bacteriana. A presença de catarro com sangue ao tossir indica lesão mais grave nas vias respiratórias, como veremos exemplos a seguir.
Quando se preocupar com a tosse com catarro
Caso a tosse com catarro surja combinada a falta de ar, febre, muco com sangue ou aperto no peito, vá até o pronto-socorro mais próximo.
O que pode causar muita tosse com catarro
No caso de vírus e bactérias capazes de provocar infecções e processos inflamatórios, o corpo aumenta a produção de catarro para combater esses patógenos. Dessa forma, podemos entender que as principais causas para a tosse com catarro são as infecções do sistema respiratório provocadas por vírus e bactérias.
Quais são os sintomas de catarro no pulmão
Ao expectorar, o paciente pode perceber um catarro de cor escura, esverdeado, roseado ou até mesmo com manchas de sangue. Em qualquer situação, você pode procurar atendimento médico para identificar a causa para o sintoma.
Como é a tosse de quem tem pneumonia
Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração. O diagnóstico é feito por meio da história do paciente, do exame clínico e de raio-x do tórax.
Quando a tosse com catarro pode virar pneumonia
Qualquer infecção respiratória pode gerar uma pneumonia
“Na verdade, toda infecção de vias áreas superiores (gripe ou resfriado) podem complicar com uma doença bacteriana de vias aéreas superiores (ex: sinusite, otite) ou de vias aéreas inferiores (ex: pneumonia).
Quando devo me preocupar com o catarro
Caso ele apresente febre, chiado e/ou dificuldade para respirar, além de tosse com catarro, é recomendado procurar o atendimento médico com urgência.
O que fazer quando a tosse não passa de jeito nenhum
prefira alimentos anti-inflamatórios, como alho, limão, mel e outros ingredientes que servem para o preparo de sopas, caldos e chás; beba bastante água; se possível, faça inalação com nebulizadores e soro fisiológico. Em alguns casos você pode utilizar um antitussígeno, como xaropes que aliviam a tosse.
O que é bom para expulsar o catarro
Gargarejos com água e sal
Outro método que é bom para expectorar catarro é fazer gargarejos com água morna e sal. Além de aliviar a sensação de dor e a eliminação de microrganismos, o sal pode tornar a secreção mais fina e fluida, fazendo com que ela não fique acumulada por estar espessa demais.
Quando a tosse pode ser perigosa
Agora, se o muco é mais espesso e tem cor mais amarelada ou esverdeada, é importante procurar atendimento médico, pois esses casos geralmente estão associados a infecções. Procure atendimento médico urgente se a tosse produtiva for acompanhada de febre, ou de muco com sangue.