O que pode ser falta de ar e nariz entupido?

Perguntado por: nmenezes . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.7 / 5 15 votos

Nariz entupido e falta de ar podem ser sintomas de condições respiratórias comuns, como alergias, asma, rinite e COVID-19. Para tratar esses sintomas, é preciso identificar a causa subjacente. Opções de tratamento incluem antialérgicos, corticoides nasais, broncodilatadores, corticoides inalados e antileucotrienos.

Usar um umidificador: O uso de um umidificador pode ajudar a manter a umidade adequada no ambiente quando ele é muito seco e aliviar o entupimento. Limpar regularmente o nariz com soro fisiológico: Usar soro fisiológico para lavagem nasal pode ajudar a remover o muco acumulado e aliviar o entupimento.

Há técnicas de respiração podem ajudar a aliviar a falta de ar. Essas técnicas incluem a respiração diafragmática, em que a respiração é feita com o auxílio do músculo diafragma, e a respiração labial, em que os lábios são usados para controlar o fluxo de ar durante a respiração.

A asma e a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) são as principais causas do problema. A fibrose pulmonar idiopática também é uma possibilidade, mas em um grau menos frequente. Entenda melhor as enfermidades respiratórias que causam falta de ar: Asma e bronquite São as causas mais comuns da falta de ar.

O sulfato de salbutamol, substância ativa de Aerolin xarope, pertence a um grupo de medicamentos chamados broncodilatadores. O salbutamol relaxa a musculatura das paredes dos brônquios, ajudando a abrir as vias aéreas e tornando mais fácil a entrada e a saída de ar dos pulmões.

A falta de ar ou as pausas respiratórias durante o sono impulsionam o organismo a lançar mais adrenalina no sangue, aumentando a pressão arterial e a resistência à insulina, o que pode desencadear doenças cardiovasculares, como o infarto e o acidente vascular cerebral (AVC).

A falta de ar constante pode ser identificada pelos seguintes sinais:

  1. dificuldade para puxar o ar;
  2. cansaço;
  3. tontura;
  4. enjoos;
  5. tremores;
  6. confusão mental;
  7. visão embaçada, entre outros.

Isso é feito por meio do teste de anticorpo IGM e IGG (ou sorologia para o coronavírus) e pelo PCR. Se confirmada, deve-se avaliar sua gravidade. Para isso, costuma-se medir a oxigenação no sangue. Uma saturação abaixo de 90% já é considerada um quadro de insuficiência respiratória.

Fazer uma inalação com soro fisiológico ajuda a desobstruir as vias aéreas, amolecendo secreções que estejam dificultando a respiração. Basta encher o copinho do inalador com a quantidade de soro recomendada pelo médico, ligar o equipamento e colocar a máscara sobre nariz e boca.

Falta de ar no repouso ou realizando esforço
A falta de ar pode ser indício de algum problema cardíaco, quando ela se apresenta ao realizarmos atividades simples, como: Subir escadas; Correr curtas distâncias; Praticar exercícios físicos que exigem pouca energia, como caminhadas.

Os sintomas incluem fadiga, perda de apetite, suores noturnos, febre, perda de peso e tosse com expectoração. O diagnóstico geralmente é determinado com uma radiografia torácica. As pessoas geralmente precisam tomar antibióticos por várias semanas até que o abscesso pulmonar desapareça.