O que pode ser dor na nuca?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.1 / 5 8 votos

A dor na nuca é um sintoma que pode ser causado por vários motivos. Apesar de não ser uma doença por si só, esse tipo de dor precisa de atenção, pois pode ser sinal de estresse, má postura ou problemas mais graves, como meningite e artrose.

Quando a dor de cabeça na nuca é preocupante? Na maioria das vezes, a dor de cabeça na nuca não é preocupante ou precisa de atendimento médico. Porém, é importante se atentar para a frequência e intensidade do desconforto. Se a dor for persistente e atrapalhar a rotina, a recomendação é buscar ajuda médica.

8 possíveis causas de dor na nuca e cabeça!

  1. Pressão alta. Muitas vezes, a hipertensão pode ser causada devido à dor na nuca. ...
  2. Excesso de tensão. Conforme foi dito, o estresse libera hormônios que resultam na elevação da frequência cardíaca. ...
  3. Bruxismo de vigília. ...
  4. Má postura. ...
  5. Sinusite. ...
  6. Enxaqueca. ...
  7. Torcicolo. ...
  8. Meningite.

Dor na nuca
As pessoas com pressão alta podem sentir dores na nuca, que irradia para a testa, devido ao aumento da pressão na cabeça que comprime alguns nervos sensíveis à dor. Por ser uma área da cabeça onde poucas condições provocam incômodos, acaba sendo um ótimo alerta indicativo de hipertensão.

Cefaleia tensional - é o tipo de dor de cabeça mais comum. Normalmente atinge a parte de trás da cabeça, as têmporas e a testa. Podem durar de horas a dias, coexistir com a enxaqueca, e uma pode transformar ou desencadear a outra.

O tratamento, obviamente, vai depender do que está causando a dor na nuca. Alguns analgésicos, como o paracetamol podem ser bastante eficazes em casos mais simples. Além disso, existe uma gama de relaxantes musculares que podem permitir que a área não sofra com tantas tensões.

Sentado, incline lateralmente seu pescoço e com a ajuda da mão realize uma leve pressão de maneira que sinta alongar levemente a região contralateral. Mantenha 40 segundos e repita do outro lado. Num segundo momento, leve o queixo em direção ao peito e com as duas mãos empurre levemente e mantenha por 40 segundos.

Em um ataque cardíaco, a dor no pescoço geralmente é descrita como uma sensação de aperto ou pressão no pescoço, que pode se espalhar para o braço esquerdo, ombro ou mandíbula. A dor também pode ser acompanhada de outros sintomas, como dor no peito, falta de ar, sudorese, náusea e vômito.

A dor de cabeça na meningite é caracterizada por uma dor intensa por todo o crânio. O que difere de uma dor comum é que na meningite a dor passa a ser mais forte e pode vir acompanhada de rigidez na nuca e dificuldade de abaixar a cabeça.

Se você tiver dores no pescoço que duram mais de uma semana, são intensas ou são acompanhadas por outros sintomas, procure atendimento médico imediatamente.

Dor na nuca
Um tipo de dor ou pressão podem ser sentidas na nuca, de forma localizada. Esse é um dos sintomas mais sugestivos para a hipertensão, já que poucas condições causam incômodo nessa área da cabeça.

A dor pode ser do tipo aperto/pressão, queimação ou “em facada” e pode vir acompanhada de outros sintomas, como falta de ar, sudorese, palidez e tontura. Já a dor no peito provocada por lesões musculares se dá em decorrência da prática de alguma atividade física, na maioria das vezes.

Hipertensão arterial: uma doença silenciosa
Na maioria das vezes, ela não causa sintomas. Em pouquíssimos casos pode haver dor de cabeça, zumbido no ouvido, visão turva, tontura, dor no peito, palpitações, entre outros. Geralmente, que sente os sintomas, pode estar com o comprometimento elevado.

Dor intensa que não melhora. Dor associada a alteração súbita da fala, da visão, da força dos braços ou pernas, do equilíbrio. Quando é acompanhada de desmaio ou convulsão. Quando acontece junto de febre ou rigidez da nuca (dificuldade e dor em movimentar o pescoço em direção ao queixo).