O que pode ser dor em vários dentes ao mesmo tempo?

Perguntado por: efigueiredo . Última atualização: 1 de julho de 2023
4.2 / 5 7 votos

"Se você sente que a dor atinge vários dentes ao mesmo tempo, é sinal da desmineralização por igual, causada pelo consumo de muito refrigerante, por exemplo. Um tratamento simples pode resolver. Se a sensibilidade é em um ou dois dentes apenas, é sinal de algo mais grave, como um problema de canal."

As cáries não tratadas podem se tornar maiores, estendendo-se para as estruturas mais profundas e possivelmente para a polpa ou nervo do dente. Isso pode causar dor que pode irradiar para outros dentes ou subir a mandíbula. Daí pode surgir a sensação de dor em vários dentes ao mesmo tempo.

Um fator comum causador de dores é a sensibilidade dental, que acontece quando o esmalte do dente se desgasta, expondo a dentina, e aí, alimentos muito quentes ou gelados levam ao desconforto extremo. Outra causa é a cárie.

Dor aguda. Dor intermitente ou constante. Sensação de queimação na região do nervo danificado.

Quando devo me preocupar com a dor de dente? Ao primeiro sinal de dor de dente o dentista deve ser procurado. Isso porque a dor representa um quadro de alerta, mesmo que não seja intensa. Além disso, quando a enfermidade é tratada de forma inicial, evita-se a perda do dente.

Durante a dentição, alguns bebês ficam mais agressivos do que o habitual por causa da dor e inchaço nas gengivas. Os sintomas geralmente aparecem cerca de três a cinco dias antes do dente nascer (mas há casos em que duram semanas), e desaparecem assim que os dentes rompem a pele.

Para identificar a dor do dente basta prestar atenção na sensibilidade próxima à gengiva onde ocorre um desgaste e retração perto da raiz.

As principais causas de nevralgia nos dentes são traumas na região da face, bruxismo, disfunções na mastigação e cáries profundas. A dor no nervo também pode ocorrer quando há inflamação da polpa do dente, a pulpite.

Você também pode notar um gosto ruim na boca ou mau hálito que não desaparecem com a escovação ou o uso de um enxaguante bucal. Em alguns casos, talvez seja um dente quebrado, mas as infecções podem ficar ocultas na polpa dos dentes, sem nenhum sinal externo além de dor e inchaço.

As sinusites podem causar inchaço e inflamação nas cavidades nasais localizadas ao longo da linha da mandíbula. Quando isso ocorre, os dentes superiores posteriores podem começar a doer, causando uma sensação de latejamento, devido à inflamação e ao aumento da pressão exercida pelos seios nasais.

Dor de Dente e Dor Miofascial: Saiba Mais A dor miofascial referida nos dentes é uma condição em que o paciente apresenta dor de origem muscular como causa para uma dor de dente não-odontogênica.

Um anti-inflamatório para sensibilidade nos dentes bastante popular é o Spidufen. Ele é indicado para alívio de dor leve ou moderada em pós-cirúrgico dental e outros tipos de dores.

Sintomas da dor no nervo do dente

  1. Dor aguda e penetrante no dente;
  2. Dificuldade ao se alimentar e beber;
  3. Pulsação dentária, podendo causar dor de cabeça;
  4. Sensibilidade ao ingerir alimentos quentes ou frios;
  5. Dor ao consumir doces e frutas cítricas.

Pessoas que têm sinais de alerta e aqueles com inchaço ao redor dos olhos devem ir ao hospital imediatamente. Pessoas que não têm sinais de alerta, mas que tenham inchaço sobre a mandíbula, dor muito forte ou drenagem de pus da base de um dente devem ir ao dentista o quanto antes.

A sinusite odontogênica é uma infecção de origem dentária que se manifesta no seio maxilar. Porém, por não ser diagnosticada da forma correta, muitas vezes é tratada como outros tipos de sinusite, o que não resolve os sintomas apresentados pelo paciente.

Sintomas: O bruxismo nem sempre provoca sintomas, ainda que algumas pessoas sintam dores faciais, dores de ouvido ou de cabeça quando acordam; outras percebem, com o tempo, o desgaste dos dentes, mas, em geral, só descobrem quando vão ao dentista.