O que pode ser câimbra no pé?

Perguntado por: zflores . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 6 votos

A deficiência de potássio é apontada como uma das causas da câimbra no pé e em outras partes no corpo. No entanto, a câimbra está mais associada à carência de magnésio e cálcio, uma vez que a carência do potássio tem como sintoma principal a paralisia muscular ou a fraqueza.

A desidratação proveniente do desgaste físico, o encurtamento muscular que ocorre quando o corredor tem pouca amplitude de movimento, e a falta de nutrientes, como o sódio e o potássio, são os principais fatores para o aparecimento da cãibra”, alerta.

Fazer massagens firmes com movimentos circulares no músculo / região atingida; Adotar posições que alonguem os músculos atingidos, na tentativa de os relaxar. Por exemplo, numa cãibra da 'barriga da perna' sentar com a perna esticada e puxar os pés para trás com as mãos; Aplicar calor na região atingida.

Normalmente as cãibras não são graves. Porém, se ocorrem várias vezes ao dia e duram mais que 10 minutos podem ser um sinal de alerta. Nestes casos, um médico deverá ser consultado.

Quem tem cãibra com frequência sabe o quanto dói. E às vezes, essa dor pode ser consequência de algo, como diabetes, doença renal e até Parkinson.

Outra dica é tomar chá de Camomila, Capim-limão ou Erva-cidreira antes de dormir. É importante destacar que o consumo de alimentos ricos em potássio, cálcio, sódio e magnésio devem ser consumidos de forma equilibrada. Se as dores persistirem o indicado é procurar um especialista.

De fato, a fruta possui diversos benefícios que auxiliam no bom funcionamento do organismo, na prática de atividade física de alta intensidade e pode ser uma grande aliada para a saúde do nosso corpo. Mas não, a banana sozinha não é capaz de evitar ou tratar câimbras musculares.

Já as câimbras noturnas na perna, muitas vezes não têm causa aparente, mas sugerem a associação com algumas doenças sistêmicas. Entre as causas mais comuns das câimbras, é válido citar: Uso exagerado da musculatura: são as câimbras típicas dos atletas que praticam exercícios que sobrecarregam determinados músculos.

magnésio dimalato

O magnésio dimalato é uma forma específica de magnésio que, segundo estudos, também pode ser eficaz no combate às câimbras musculares em função da sua alta biodisponibilidade.

A massagem da área afetada com movimentos circulares ajuda na recuperação para o estado normal da musculatura. Alongar e massagear são técnicas fundamentais para promover o rápido relaxamento da musculatura e alívio da dor.

É impossível ter cãibras no coração, apesar de ser comum pacientes se queixarem de dores semelhantes a uma contratura no órgão. A musculatura cardíaca é diferente da musculatura esquelética das pernas e braços, onde sentimos as cãibras.

A câimbra muscular dura de alguns segundos a minutos. Durante uma crise não é aconselhável alongar o músculo com força, pois há risco de provocar lesões mais graves. A tática mais segura é alongar levemente e massagear com cuidado o local estirado com movimentos circulares.

Cálcio: O cálcio desempenha um papel fundamental na contração muscular e na saúde óssea. A suplementação de cálcio pode ajudar a prevenir câimbras em pessoas com deficiência de cálcio. Vitamina D: A vitamina D é importante para a absorção de cálcio e a saúde óssea.

Dessa forma, comer uma banana antes ou durante os exercícios pode ajudar a prevenir ou cessar a câimbra principalmente se a causa for a falta de energia.