É possível engravidar naturalmente na menopausa?

Perguntado por: aveiga . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 10 votos

Na menopausa, a paciente tem sua produção dos hormônios estrogênio e progesterona afetada por causa da interrupção da ovulação. Como a gestação só é possível a partir da fecundação (encontro do óvulo com o espermatozoide), engravidar na menopausa de forma natural é praticamente impossível.

Não. Se a mulher estiver, de fato, no período da menopausa não é possível engravidar sem um tratamento de medicina reprodutiva. Isso porquê o processo natural de ovulação é cessado, bem como também há uma drástica diminuição na produção dos hormônios ligados a fertilidade.

Loreta Canivilo ressalta que apesar das chances de engravidar durante a perimenopausa serem baixa, elas existem, e os médicos devem alertar suas pacientes.: "Diante desses casos, o ginecologista deve recomendar o uso de anticoncepcionais ou tratamentos alternativos eficazes, seguros e apropriados até que a menopausa ...

Um dos sintomas que a ajudará a saber se você está ovulando é uma dor localizada no local do ovário que está funcionando. Uma espécie de cólica concentrada. AUMENTO DA TEMPERATURA CORPORAL: Durante os dias da ovulação, a temperatura do seu corpo aumentará entre 0,5 e 1 grau acima do normal.

Uma equipe de médicos da Grécia afirma ter conseguido fazer com que os ovários de mulheres que já tinham parado de menstruar voltassem a produzir óvulos, levando à reversão da menopausa.

Ausência de menstruação, dor nas mamas, cansaço, alterações no sono, variações de humor. Todos esses sintomas acontecem tanto na gestante quanto na mulher na pré-menopausa.

Embora durante a menopausa a mulher já não consiga produzir óvulos de forma natural, seu útero ainda pode ser viável para abrigar uma gestação. Para tanto, existem duas opções de tratamentos viáveis: utilizar óvulos próprios congelados antes da menopausa ou contar com óvulos doados.

Após os 50 anos, as chances de ocorrer uma gravidez espontânea são raríssimas. Em alguns casos, porém, a medicina reprodutiva pode ajudar — mas ainda assim, as taxas de sucesso são baixas.

A chance de gravidez natural em uma mulher nessa idade é muito pequena, menos de 1%”, afirma o especialista. Ele lembra ainda que, como o corpo da mulher já está além da sua capacidade reprodutiva com a idade avançada, as chances de abortamento também são grandes. “O risco é alto, pode chegar a mais de 90%”, avalia.

Em torno dos 41 anos de idade, as menstruações continuam normalmente, embora possam assumir ritmo irregular. Este período que marca o final da vida reprodutiva da mulher, é chamado de climatério. Após os 40 anos de idade, as chances de a mulher engravidar reduzem em 30% porque a qualidade dos óvulos é diminuída.

Conforme a ovulação vai se tornando rara, sua menstruação pode desaparecer por meses e depois voltar (6). Essa fase dura entre 1 e 3 anos para a maioria das pessoas, mas cada pessoa é diferente (6).

No procedimento, o Confirme Menopausa é colocado em uma amostra de urina a ser absorvida pela tira. Se o FSH estiver presente na amostra de urina, ele reagirá com o conjugado de cor o qual se ligará ao anticorpo impregnado na membrana, formando uma linha visível na área Teste.

É nessa faixa etária que podem ser percebidos os primeiros sinais de desaceleramento do metabolismo feminino, ocasionados pela queda hormonal. Um pouco mais tarde, em torno dos 35 anos, inicia-se a fase do climatério, que se prolonga até os 65 anos de idade da mulher.

O sangramento pós-menopausa refere-se a qualquer sangramento uterino em uma mulher na menopausa que não faz uso de terapia hormonal. O sangramento pós-menopausa é o sintoma mais comum da hiperplasia e do câncer endometrial; mas a causa mais frequente do sangramento pós-menopausa é a atrofia endometrial.

Assim, o tratamento da irregularidade menstrual devido a ciclos anovulatórios na perimenopausa, após exclusão de doença endometrial, costuma ser feito com acetato de medroxiprogesterona, 10mg, uma vez ao dia, do 14o ao 26o dias do ciclo (D) (2,3).

O período reprodutivo se encerra na menopausa, que ocorre entre os 45 e 50 anos, quando os ovários entram em falência. Assim, mesmo a mulher que não tem nenhum problema relacionado à fertilidade pode levar mais tempo para engravidar naturalmente após os 37 anos. E, depois dos 40 anos, a dificuldade é ainda maior.