Como montar um cardápio para quem tem gordura no fígado?

Perguntado por: ocruz . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.2 / 5 11 votos

Gelatina, peixe, arroz e cenoura são boas pedidas. Aposte nos vegetais crucíferos, como brócolis, couve-flor, couve-manteiga, nabo e repolho, que contêm uma substância chamada sulforafano, capaz de estimular a atividade de enzimas desintoxicantes no fígado.

No caso da alimentação, a dieta para gordura no fígado deve ser rica em fibras, proteínas, peixes e verduras, evitando o consumo de carboidratos refinados (refrigerantes, doces, arroz branco) e de gorduras saturadas (óleo de coco, margarina, amendoim, banha de porco), que podem ser substituídos por alimentos integrais ...

Cardápio de dieta para quem tem gordura no fígado
Isso inclui alimentos como cita o Guia Alimentar para a População Brasileira: cereais integrais, verduras e legumes, leguminosas, frutas com casca (preferencialmente orgânicos), carnes magras e laticínios com baixo teor de gordura .

Dessa forma, o consumo desses alimentos deve ser moderado e preferencialmente ser consumido na forma integral. O feijão pode entrar na alimentação diária, pelo menos 1 vez ao dia e, embora contenha carboidratos também, o feijão tem uma boa quantidade de proteínas e fibras.

Não há problema em consumir ovos com moderação nas refeições.

Suco de abacaxi com couve
Começar o dia com uma bebida dessas é a melhor forma de limpar o fígado e garantir energia para o corpo.

O tomate é rico em glutationa, muito benéfica ao funcionamento do fígado, além de trazer uma infinidade de benefícios ao corpo, pois é rico em licopenos, muito importante para combater o câncer.

Exercite-se regularmente
Para quem quer saber como eliminar gordura no fígado rápido, fazer exercícios físicos é essencial. Isso ocorre porque, além de ajudar na perda de peso, a prática também diminui a gordura intra-abdominal, que está diretamente ligada à doença.

Dê preferência a alimentos com baixo índice glicêmico
Batata-doce e frutas como maçã e pera liberam o açúcar mais lentamente. Isso evita picos de glicose no sangue que, em excesso, é transformada em gordura e armazenada no fígado.

O consumo de fibras ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue e a absorção de gorduras. Arroz integral. É um alimento rico em fibras.

Ricos em vitaminas como o complexo B, os grãos integrais, principalmente o arroz, a chia e linhaça, fornecem muitos nutrientes que o fígado aproveita para usar na metabolização de gorduras, principalmente aquela que fica acomodada no fígado e traz muitos riscos à saúde.

Mais dicas para quem sofre de gordura no fígado
Para não correr riscos, diminua a quantidade de pães ingeridos no café da manhã, e substitua alguns deles por frutas como maçã, banana, mamão ou abacate.

Banana não faz mal para quem tem gordura no fígado. Muito pelo contrário! A banana é uma ótima fonte de nutrientes e ajuda, inclusive, na perda de peso. Substituir pães e alimentos gordurosos por banana e outras frutas como maçã, banana e mamão é ótimo para o bom funcionamento do fígado e outros órgãos.