O que é dor muscular nas costas?

Perguntado por: sarruda . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 17 votos

Na maioria das vezes, a dor nas costas é ocasionada por má postura, stress, cansaço, levantamento de peso de forma incorreta, sedentarismo e outros fatores relacionados a nossa rotina diária e que podem ser resolvidas de maneira simples, através de medicação, alongamentos ou algumas sessões de fisioterapia e/ou pilates ...

Sabe a diferença entre dores nas costas e na coluna? Sim, há diferenças: dores na região lombar são cada vez mais frequentes, incluindo o público mais jovem, enquanto dores nas costas estão relacionadas a fatores musculares ou problemas em algum órgão do nosso corpo.

Em 90% dos casos, as dores nas costas estão relacionadas a fatores que contribuem para quadros de tensão muscular. A manutenção de posturas inadequadas é uma das principais causas, pois esse hábito sobrecarrega estruturas musculoesqueléticas específicas, gerando a sensação de dor localizada.

O uso de compressas quentes no tratamento de dores musculares nas costas também é considerado uma medida eficiente. O calor fornecido pela compressa acelera o metabolismo muscular e leva a uma recuperação mais rápida das dores nas costas.

A sensibilidade e a dor podem ser sintomas de lesões nos músculos e podem ser sentidas quando estamos em movimento ou em descanso. Quando um músculo está lesionado, a inflamação pode causar dor e inchaço. Pode ocorrer maior sensibilidade ao tocar ou mover o músculo.

Quando a dor muscular pode ser preocupante? A dor muscular pode ser preocupante quando se manifesta de forma mais intensa ou persistente, levantando dúvidas sobre sua origem.

Dor aguda nas costas
Duração: até 12 semanas. Como aliviar: repouso, analgésico simples, relaxantes musculares e anti-inflamatórios por um curto período (três a cinco dias) para resolução dos sintomas.

Teste para saber se está com inflamação no nervo ciático

  1. Dor, formigamento, choque ou dormência em membros inferiores, iniciando na região da coluna.
  2. Fraqueza em uma ou ambas as pernas.
  3. Dificuldade para caminhar após um tempo inerte na mesma posição.

O que é bom para dor muscular?

  1. Evitar esforço físico. Não há nada pior para a dor muscular do que continuar forçando a área.³ ...
  2. Aplicar compressas de gelo. No caso de lesões, as compressas de gelo estão entre as melhores dicas para dor muscular. ...
  3. Alongar o corpo. ...
  4. Massagear a área dolorida. ...
  5. Tomar um relaxante muscular.

Os remédios para dor nas costas, do tipo relaxante muscular, podem ser o Dorflex, o Miosan, e o Mioflex. Destacam-se ainda, especificamente para essa modalidade de dor, os medicamentos como o Tandrilax, o Tandene e o Torsilax.

A dor muscular afeta principalmente os músculos dos braços, pernas, costas, ombros, abdômen e quadris, mas qualquer músculo do corpo pode ser afetado.

Apesar de geralmente a dor muscular ir embora em poucos dias, em alguns casos persiste por mais tempo, podendo durar semanas, meses e até anos. Diversos fatores podem levar ao desenvolvimento da dor muscular. Os mais comuns são lesões ou sobrecarga. Infecções e condições inflamatórias também podem ser fatores causais.

Espondilite anquilosante: é uma das condições inflamatórias da coluna vertebral, que pode causar dor e rigidez na parte inferior das costas, pescoço, quadris, ombros, e outras áreas do corpo. Também pode causar dificuldade para dobrar ou endireitar a coluna vertebral, fadiga e alcance limitado de movimento.

Infecções respiratórias e virais, como resfriados, gripe ou dengue, causam dores musculares. Essas dores são um dos muitos sintomas dessas infecções, que também podem incluir febre, calafrios, dor de garganta, dor de cabeça, tosse, nariz entupido ou fadiga geral.

Marque uma consulta médica antes mesmo de ficar preocupado com essa dor. Se há sintomas de dor nas costas constante que não passa nem com repouso e nem com massagens e compressas, pode ser um indicativo de agravação, em que temas como hérnia de disco, compressão da medula entre outros podem aparecer.

Em alguns casos, a dor na coluna pode ser considerada incapacitante, causar perda de sensibilidade e sensação de queimação/formigamento na região. "A dor muscular pode ser reconhecida pela grande irritação no local em que ela está ocorrendo.