Como fazer um banho de assento para candidíase?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 13 votos

Ferva de 3 a 4 litros de água; Deixe esfriar e, quando estiver morna ou natural, coloque o conteúdo em uma bacia, na altura suficiente para cobrir a parte íntima por alguns minutos; Permaneça de 2 a 3 minutos no banho de assento; Enxugue normalmente a região com uma toalha macia.

Banho de assento de camomila ou calêndula
Faça um chá com 1 colher de sopa da erva seca (camomila ou calêndula) para cada 200 ml de água. Coloque o chá em uma bacia e sente-se sobre ele, cobrindo totalmente a vulva, por 15 minutos.

Para usar a banheira nessa técnica, é essencial que ela seja limpa antes. Depois de limpa, encha até 8 centímetros de água e adicione o bicarbonato de sódio. Não se esqueça de testar para ver se água não está muito quente, o ideal é que esteja morna. Entre na banheira e mergulhe a região íntima por uns 20 minutos.

O tratamento mais indicado para candidíase recorrente é fluconazol 150 mg por via oral, 3 doses com intervalo de 72 horas entre cada uma. Ao final deste esquema, inicia-se o tratamento preventivo, com Fluconazol 150 mg, 1 comprimido por via oral, 1 vez por semana por 6 meses.

Como acabar com as coceiras da candidíase?

  1. Evite ficar com roupas molhadas. Ambientes úmidos e quentes favorecem a multiplicação do fungo causador da candidíase. ...
  2. Prefira tecidos orgânicos. ...
  3. Higiene adequada. ...
  4. Evite absorventes diários e lenços umedecidos. ...
  5. Lavagem das roupas íntimas. ...
  6. Alimentação. ...
  7. Fortaleça a imunidade.

O método consiste em se sentar em uma bacia cheia de água fria ou morna por cerca de dez minutos. Na bacia, ainda podem ser adicionados folhas de plantas, argila e pequenas quantidades de óleos essenciais. O banho de assento com vinagre, por exemplo, ajuda a regular o pH da região íntima.

Dificilmente a infecção desaparece sozinha e, geralmente, o desconforto é muito grande”, explica André Branco, médico ginecologista. Caso o parceiro também venha a desenvolver sintomas, o tratamento também é indicado. Do contrário, não é preciso.

Bicarbonato de sódio
O banho de assento com bicarbonato realmente reduz o prurido, ou melhor, a coceira.

O que fazer quando a parte íntima está coçando e ardendo? É muito importante consultar um ginecologista e fazer exames para identificar a causa específica e iniciar o tratamento adequado.

Chá de cúrcuma
A cúrcuma com seu princípio ativo, os curcuminóides, tem ação anti-inflamatória. Sendo assim ela melhora o processo inflamatório do corpo, melhorando também a resposta do sistema imunológico.

Atualmente, existem medicamentos mais modernos, como o clotrimazol de 1 dia. Trata-se de um comprimido vaginal que resolve a candidíase com apenas uma aplicação.