Como evitar rebote Ozempic?

Perguntado por: ogouveia . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 10 votos

O endocrinologista recomenda a prática de atividades aeróbicas e atividades de resistência, como a musculação, rotineiramente. Também é essencial cuidar da alimentação. O indivíduo deve prezar por uma dieta saudável, com menores quantidades de calorias.

“Em geral, comer porções menores nas refeições, parar quando se sentir satisfeito, evitar frituras e alimentos muito gordurosos, manter-se bem hidratado ao longo do dia e evitar álcool são atitudes que podem minimizar esses efeitos colaterais”, explica Braga.

Então, caso o paciente que esteja tratando a obesidade interrompa o uso do Ozempic, ele vai recuperar o peso que tinha antes do medicamento”, explica Érika. A endocrinologista acrescenta que, como o Ozempic age diminuindo a saciedade, ao parar de tomá-lo, a fome volta ao normal e o paciente recupera o apetite.

Escolher alimentos com gorduras boas, como abacate e castanhas, e fontes de proteínas magras, como ovos e cortes de carne com menor teor de gordura, pode otimizar a secreção de GLP-1”, diz o endocrinologista.

Apesar de ser adotado por famosos como Elon Musk e Jojo Todynho, a médica ressalta que o uso diário sem observação é irresponsável, uma vez que existem diferentes doses e recomendações que variam a depender do corpo, organismo e das necessidades de cada paciente.

E, segundo ela, esse efeito pode persistir por até três anos depois da perda de peso. “O reganho é um sinal de que o medicamento funciona, na verdade. Ao tirar o remédio, a pessoa volta a engordar”, afirma.

QUANTOS QUILOS PERDE COM OZEMPIC EM 1 MÊS? Injetável, o medicamento Ozempic leva a uma perda de até 15% do peso corporal de pacientes com sobrepeso e obesidade, ao longo de um ano e meio.

Considerando a dose usual para tratamento de diabetes tipo 2, de 0,5 mg, cada sistema de aplicação (caneta) de Ozempic dura cerca de um mês (4 semanas).

“Recomendo uma alimentação com muitas gorduras boas, como abacate, nozes e castanhas, ou fontes de proteínas magras, como os ovos e salmão. Todos eles têm a propriedade de estimular o GLP-1”, disse ela.

Muitas pessoas chamam o Ozempic de "caneta emagrecedora", equivocadamente. Para quem usa a droga com esse objetivo, o médico ressalta: "Os pacientes devem associar o uso da medicação a uma mudança no estilo de vida, praticando atividade física e incorporando uma dieta equilibrada.

Quem aplicou 2,4 mg de semaglutida por semana perdeu, em média, 9,64% do peso total; enquanto aqueles que receberam 1 mg perderam 6,99%.

Se é preciso manter a continuidade da nova forma de alimentação, ela não pode ser radical. Nesse ponto, Archana Sadhu, endocrinologista do Houston Methodist, desaconselha dietas drásticas, como as que proíbem o consumo de carboidratos ou que têm um índice calórico muito baixo.

Suor frio, pele fria e pálida, dor de cabeça, batimentos cardíacos rápidos, sensação de enjoo (náusea) ou muita fome, alterações na visão, sensação de sono ou fraqueza, nervosismo, ansiedade ou confusão, dificuldade de concentração ou tremor.

Estudos clínicos que testaram a semaglutida, principalmente com a dose mais alta, mostraram que os voluntários tinham tendencia a ter menos desejo por alimentos doces, salgados e gordurosos. Travassos explica que a semaglutida tem um efeito amplo no corpo humano e o cérebro é uma área importante neste processo.