Quanto tempo é normal a criança tossir?

Perguntado por: etorres . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 7 votos

Classicamente existem dois tipos de tosse, a tosse seca/irritativa e a tosse produtiva (quando há expetoração associada). A maioria dos episódios duram até três semanas e não necessitam de tratamento específico.

Por ser uma defesa natural do organismo, na maioria das vezes o sintoma tem uma resolução espontânea, ou seja, sem fazer uso de medicamentos. “A tosse dos resfriados comuns, a situação mais frequente, dura normalmente em torno de dez dias.

Tosse com dificuldade para respirar
Se for grave ou repentino, ligue para o serviço de emergência local. Caso contrário, entre em contato com o pediatra do seu filho. Sinais de desconforto a serem observados: A criança respira muito rapidamente (40 a 50 vezes por minuto).

Agora, se o muco é mais espesso e tem cor mais amarelada ou esverdeada, é importante procurar atendimento médico, pois esses casos geralmente estão associados a infecções. Procure atendimento médico urgente se a tosse produtiva for acompanhada de febre, ou de muco com sangue.

Procure ajuda médica se a tosse ou febre não melhorar após cinco dias, outros sintomas durarem mais de 10 dias ou surgirem novos sintomas, como uma infecção no ouvido médio (os sinais deste último incluem dor de ouvido, vômito e febre alta).

Use soro fisiológico para lavar as narinas da criança; Deixe a criança encontrar a posição em que ela se sente mais confortável para respirar melhor; Nenhum medicamento é comprovadamente eficaz em aliviar a tosse de resfriado em crianças.

Tosse com catarro: enquanto a tosse seca é mais comum e menos grave, a com catarro tende a ser sinal de infecções, principalmente quando a secreção tem coloração amarela ou esverdeada; Tosse com sangue: expelir sangue ao tossir é sinal de uma condição grave, a menos que haja alguma ferida na boca da criança.

Em um ou dois dias o quadro evolui para tosse mais intensa, dificuldade para respirar, respiração rápida e sibilância (chiado/chio de peito). Por vezes, podem haver sinais e sintomas mais graves, como sonolência, gemência, cianose (arroxeamento dos lábios e extremidades) e pausas respiratórias.

Os sintomas mais comuns são tosse com secreção (pode haver sangue misturado), febre alta (que pode chegar a 40°C), calafrios e falta de ar ou dor no peito durante a respiração.

COMPARTILHE: A diferença básica entre a tosse produtiva e a tosse seca é que na primeira há formação de secreção nas vias respiratórias, enquanto na segunda isso não ocorre, como o próprio nome sugere (seca).

Chiado no peito
A respiração ideal de qualquer pessoa deve ser leve e silenciosa. Isso mostra que o processo adequado do pulmão está em plena ocorrência. No entanto, é comum que algumas pessoas passem a ouvir chiados ao inspirar ou expirar, tal como se houvesse algum tipo de bloqueio na saída ou entrada de ar.

Quanto tempo dura a tosse seca? Se o sintoma foi causado por uma reação alérgica de baixa gravidade, ele pode durar apenas algumas horas. No entanto, para ter uma recuperação completa, o paciente pode sofrer entre três ou quatro dias.

Os sintomas aparecem de uma hora para outra: febre alta, acima de 39 graus, respiração curta e ofegante e tosse. A perda de apetite e a falta de energia também são marcas registradas da pneumonia, mas é sinal de alerta o fato de a criança continuar prostrada e inerte mesmo depois de controlada a febre.

A palavra crônica indica que a tosse é persistente e, se durar mais de três semanas, a criança deve passar em consulta com o pediatra. O profissional vai avaliar as vias aéreas, auscultar os pulmões e, depois disso pedir exames para chegar ao diagnóstico correto.