O que evitar quando esta com cólica?

Perguntado por: usantana . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.8 / 5 4 votos

Conheça seis elementos a evitar

  1. Sal. Um elevado consumo de sal favorece a retenção de líquidos, o que por sua vez pode provocar inchaço. ...
  2. Açúcar. ...
  3. Café ...
  4. Álcool. ...
  5. Comida picante. ...
  6. Carne vermelha.

Estudos sugerem que esse seja o caso das frituras e gorduras, além de produtos como sal, carne vermelha, cafeína e álcool. A situação pode ficar ainda mais delicada porque algumas mulheres ficam mais tentadas a comer esse tipo de alimento na fase menstrual. Então, lembre-se de que esse hábito pode piorar a cólica.

Gordura saturada
Muito encontrada em alimentos como a carne vermelha, manteiga ou margarina, bolos e doces em geral, a gordura saturada aumenta a produção de hormônios que causam contração no útero.

A verdade é que existem algumas coisas, sim, que não se pode fazer menstruada, mas elas não são as que você imagina...

  1. Demorar para trocar o absorvente. ...
  2. Ir dormir com medo de a menstruação vazar. ...
  3. Confundir menstruação com sujeira. ...
  4. Deixar de fazer alguma coisa por estar menstruada.

Magnésio – também alivia a mastalgia e a dor de cabeça, além de melhorar o edema e a dor. Alimentos: Cereais integrais, gérmen de trigo, nozes, camarão, quiabo, acelga, grãos de soja, damasco seco. Alimentos diuréticos – alface, pepino, alcachofra, salsinha, melancia, tomate, melão, morango e abacaxi.

veja as posições que podem te ajudar a aliviar a cólica!

  1. bruços. Para algumas lindezas, essa posição já faz parte da rotina no período pré menstrual, não é mesmo? ...
  2. balasana. ...
  3. abraço lateral. ...
  4. posição fetal. ...
  5. parivrtta natarajasana.

Evite a cafeína e produtos como o chocolate, refrigerantes, chás e café durante o ciclo menstrual. A cafeína estreita os vasos sanguíneos e desidrata o corpo, o que pode gerar dores de cabeça e aumentar o nervosismo nesse período. Reduzir o consumo de sódio diminui a retenção de líquidos e o inchaço.

Pepino, laranja e brócolis são alguns ingredientes que podem ajudar a aliviar aquela dor tão incômoda e outros sintomas que surgem naqueles dias. O período menstrual pode ser um verdadeiro tormento para algumas mulheres quando a cólica começa lentamente e vai aumentando ao longo do dia.

Não existe nenhum alimento que não possa ser consumido durante a menstruação. Entretanto, alimentos que geram gases intestinais, como repolho, feijão e batata doce, podem agravar as cólicas.

O melhor a fazer é sempre ir em busca de um profissional capacitado para orientá-la da melhor forma. Para evitar o inchaço nesse período, o consumo de frutas ricas em magnésio, potássio e vitamina B6 pode ajudar. Essas substâncias são encontradas no melão, morango, pêra, kiwi, melancia, uva, limão, abacaxi e tomate.

A ducha vaginal deve ser evitada ao máximo. Ela é prejudicial para a saúde íntima da mulher, pois acaba removendo a mucosa protetora da vagina e modificando o equilíbrio dos microrganismos que colonizam a vulva, o que favorece o aparecimento de corrimento vaginal e outras infecções.

Ir à praia quando estiver menstruando não é nenhum problema, mas é preciso seguir alguns cuidados básicos, como quando vamos a esse local em qualquer período do mês. Ou seja, para evitar desequilíbrios na flora vaginal ou mesmo infecções, não fique com seu biquíni molhado por muito tempo.

Não pode lavar o cabelo
Antigamente, lavar a cabeça era sinônimo de ficar com o cabelo molhado por muito tempo e resfriar o corpo. O frio estreita os vasos sanguíneos e intensifica as contrações uterinas, resultando no aumento da cólica. Entretanto, se o banho for morno e, não há problema algum em lavar a cabeça.

Como aliviar a cólica rápido caseiro? Para aliviar a cólica em minutos, a melhor opção é fazer uma auto-massagem na região pélvica porque isso traz alívio e sensação de bem-estar em poucos minutos. A massagem pode ser realizada pela própria pessoa e dura cerca de 3 minutos.