O que fazer com veias dilatadas?

Perguntado por: smoura . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 17 votos

Tratamento de veias varicosas

  1. Meias de compressão.
  2. Às vezes, injeção ou terapia a laser.
  3. Às vezes, cirurgia.

O tratamento é realizado com escleroterapia ou laser ou ambos, como na técnica ClaCs . Quem tem veias reticulares, que são veias maiores, mas que não atingem 3 mm de espessura, podem ser tratadas com escleroterapia com espuma ou ClaCs ou microcirurgia (microflebectomia).

Quando vemos uma veia dilatada, já pensamos nas varizes.
E realmente, as varizes são veias dilatadas e tortuosas que perderam sua capacidade de funcionamento adequado.

Então, caso você tenha veias mais salientes, busque observá-las e perceber se não existem outros sintomas associados. Caso sinta incômodos como dor, vermelhidão, coceira, inchaço ou cansaço, procure um médico vascular para avaliar o seu caso!

A caminhada é um excelente exercício para melhorar a circulação das pernas. Com esse estímulo o sangue que está nas pernas consegue voltar de uma maneira mais fácil e natural ao coração. Já a falta de movimento dificulta esse bombeamento e aumenta a chance da formação de varizes.

As varizes são veias tortuosas e dilatadas que causam dor e podem até mesmo interferir na autoestima. Entretanto, os riscos provocados por esse problema vascular podem ser ainda maiores: é possível que elas estourem. Este problema é chamado de varicorragia.

Venaflon, Perivasc, Daflon e Flavonid são alguns dos medicamentos utilizados durante o tratamento. No entanto, vale ressaltar que a prescrição do médico é de suma importância. Por isso, antes de tomar qualquer um, se consulte com um especialista.

A primeira medida para o alívio da dor é diminuir a pressão dentro das veias e assim reduzir o processo de edema nas pernas, com o simples ato de sentar-se, ou deitar-se, elevando as pernas. Dessa forma, há um aumento da drenagem sanguínea e redução do incomodo.

Algumas medidas podem ajudar a prevenir as varizes como a prática de exercícios físicos regularmente, ter uma alimentação saudável, evitar o sobrepeso, controlar o uso prolongado de hormônios, não fumar, elevar os membros inferiores sempre que possível e o uso de compressão elástica (meias elásticas).

SIM. A atividade física além de melhorar a circulação, contribui de forma geral para melhora da saúde.

Beterraba e laranja: a combinação é considerada um dos melhores remédios caseiros para melhorar a circulação sanguínea. A beterraba possui ferro de alta qualidade, fundamental para a construção dos glóbulos vermelhos.

Confira as três melhores atividades que proporcionam esse benefício:

  1. Caminhada. Caminhe, no mínimo, 20 minutos cinco vezes por semana. ...
  2. Minitrampolim. Fazer aulas com o minitrampolim ou as famosas aulas de jump na academia é ótima opção para melhorar o retorno venoso, além de ter baixo impacto nas articulações. ...
  3. Agachamento.